Consciência: dissolva o sofrimento do passado

Enquanto vivemos inconscientes do momento presente, vamos acumulando sofrimento emocional. Esse sofrimento traz lembranças de experiências passadas difíceis, que se instalaram na mente e no corpo. Isso inclui todo o sofrimento da infância e a dificuldade de compreender o mundo no qual vivemos.

Este sofrimento cria um campo de energia negativa que afeta a mente e o corpo. Trata-se do sofrimento emocional corporal, que pode estar presente constantemente em quem está profundamente infeliz ou permanecer inativo na maior parte do tempo. Há pessoas que vivem grande sofrimento ao longo da vida, enquanto outras lidam com desafios nas relações familiares, amorosas, dores físicas ou emocionais, perdas do passado, abandono, rejeição, etc. Qualquer evento pode reavivar essas emoções do passado. Pode ser despertado por observações, pensamentos ou até mesmo por comentários inocentes.

Experiências dolorosas, algumas irritantes, outras destrutivas, e algumas violentas, seja fisicamente ou emocionalmente  podem  resultar em pensamentos e sentimentos extremamente negativos e autodestrutivos em relação à vida e ao mundo, o que pode desencadear problemas de saúde, acidentes e, em casos extremos, até suicídio.

Às vezes, descobrimos aspectos inaceitáveis em alguém que pensávamos conhecer bem. No entanto, é essencial focar em nós mesmos e não no outro. Devemos estar alertas para qualquer aspecto infeliz em nós, independentemente da sua forma, pois pode ser um sinal de que o sofrimento está se manifestando. Pode começar com uma irritação, impaciência, um semblante sombrio, desejos de vingança ou de causar dor, sentimentos de raiva, irritação, tristeza ou uma inclinação para criar conflitos nos nossos relacionamentos. Observe o sinal assim que ele sair do estado inativo.

O sofrimento procura persistir, mas isso está ligado à nossa identificação inconsciente com ele. Quando permitimos que o sofrimento nos controle surgem desejos por mais sofrimento, o que nos leva ao papel de vítimas ou perpetradores. É fundamental prestar atenção em nossos pensamentos e comportamentos, que estão programados para dar continuidade ao sofrimento próprio ou para os outros.

“A inconsciência cria o sofrimento.  A consciência transforma o sofrimento nela mesma.”  Eckhart Tolle

Estratégias para dissolver o sofrimento

– Não lute contra o sofrimento, porque essa atitude gera mais conflito interno.

– Observe o sofrimento, aceite-o como uma parte que está presente naquele momento.

– Mantenha-se em estado alerta, consciente, para dissolver a ligação entre o sofrimento e o processo do pensamento, para ativar a transformação.

– Concentre-se no sentimento interno. Conscientize-se de que é o sofrimento. Não permita que se transforme em pensamento.

– Não julgue. Não critique, não analise o sentimento, apenas constate que ele está presente e aceite sua presença. Não se identifique com o sentimento, apenas observe o que está acontecendo.

– Esteja presente. Esteja consciente. O sofrimento pode voltar, mas não terá força para controlar o seu pensamento, se você agir de forma consciente.

Pratique ser o observador silencioso, aquele que está presente e observa. Esse é o poder do Agora, o poder de sua presença consciente. Com consciência dissolverá qualquer sofrimento do passado.

  

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br

 

Referência:

Tolle, Eckhart – O Poder do Agora: uma guia para a iluminação espiritual – RJ – Sextante, 2002.



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site