19 mar Acalme o físico, o mental e o emocional
Segundo Eckhart Tolle, em “O Poder do Silêncio”, a calma representa nossa natureza essencial. Ele explica que esta calma é o espaço interno ou a consciência, onde as palavras de um texto são absorvidas e se transformam em pensamentos. Sem essa consciência, não haveria percepção, pensamentos ou mundo. Ele conclui que “você é essa consciência em forma de pessoa”.
Perder o contato com sua calma interior é perder o contato consigo mesmo, e ao fazê-lo, se perde no mundo.
Eckhart Tolle ensina que não é necessário silêncio para encontrar a calma. Mesmo em meio ao barulho, podemos observar a calma subjacente, sem resistência interna, aceitando o momento como ele é.
Além do nosso eu condicionado ao passado, que gera muito sofrimento e que permitimos que guie nossas vidas e pensamentos, existe uma dimensão mais profunda, que é a essência do que somos, chamada de presença, percepção ou consciência sem condicionamentos.
Uma técnica muito eficaz para acalmar o corpo, a mente e as emoções é a respiração consciente. Podemos acessar a respiração e usá-la para nos acalmar e permanecer no momento presente.
Respirar conscientemente não só beneficia a saúde, acalmando o corpo físico, a mente e o emocional, mas também nos ajuda a transcender o eu condicionado do passado. Isso nos permite viver a vida no momento presente, como realmente é, e não como a mente nos leva a acreditar.
Como praticar a Respiração Consciente para se acalmar
- Comece inspirando profundamente e expirando calmamente, sem forçar, liberando completamente o ar.
- Em seguida, permita a entrada natural do ar. A inspiração é automática, mas a expiração requer atenção.
- Ao respirar conscientemente, você sentirá uma calma interior, trazendo consigo silêncio, intuição e novos insights.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
Tolle, Eckhart – O PODER DO SILÊNCIO – Rio de Janeiro – Sextante, 2016.
Pustilnik, Aidda – Acalmar o físico: acessando o silêncio pelas vias do corpo – https://www.youtube.com/watch?v=SZ8LW8u81AM