13 jan Você está comprometido com seu aperfeiçoamento?
Muitas pessoas buscam um Coach ou um terapeuta, mas não tem nenhum comprometimento com seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Por esta razão, acabam desistindo do processo. Analise e responda, para você, as questões abaixo, para saber se você está preparado para um processo de crescimento e transformação.
1. Você frequentemente complementa seus planos?
2. Você se responsabiliza por seus comportamentos e não coloca a responsabilidade em terceiros?
3. Você está disposto a aceitar ser confrontado ou interrompido?
4. Você se considera como mente aberta e com flexibilidade para vivenciar um processo de crescimento e transformação?
Se suas respostas foram todas SIM, parabéns, você está pronto para um processo evolutivo, para transformar suas perspectivas de vida, seu cenário atual, suas crenças limitantes e pensamentos disfuncionais. Um processo de transformação pode não ser muito agradável, por exigir o comprometimento e lealdade na mudança de caráter e atitudes.
O profissional Coach presta assessoria pessoal e profissional, com o objetivo de potencializar o nível de resultados positivos, nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa.
É uma parceria entre o COACH (profissional) e o COACHEE (cliente) que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento da qualidade de vida.
Um processo evolutivo leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções que o façam ampliar suas realizações e conquistas.
O foco pode se colocado no aumento de desempenho, ou mudança, transformação e aprendizado.
Coaching é a arte de aumentar a performance dos outros.
Quais os elementos em um processo de Coaching?
Segundo Lages e O’Connor (2011)*, um processo de Coaching envolve quatro elementos importantes: a mudança; a queixa; o relacionamento e o aprendizado.
Mudança – o que precisa ser mudado no coachee para que ele possa alcançar seu estado desejado. Crenças, pensamentos, emoções e comportamento.
Queixa – o que o coachee deseja trabalhar, modificar; qual a sua dificuldade ou qual a meta desejada.
Relacionamento – o vínculo entre o coach e o coachee. – o trabalho é desenvolvido em forma de parceria, criando vínculo de confiança, com ética, onde ambos criam e determinam o resultado desejado do Coaching.
Aprendizado – o Coaching ajuda a solucionar um determinado problema, com o desenvolvimento de uma capacidade, habilidade, tomada de decisão, crescimento pessoal, alcance de metas ou administração de tempo. O coach faz perguntas que levam aprendizado ao coachee.
Alguns objetivos propostos:
Aperfeiçoamento e transformação, nas áreas pessoal e/ou profissional.
Conquistar harmonia entre a vontade pessoal e a vontade profunda.
Identificar crenças e pensamentos disfuncionais, para ter qualidade nos pensamentos e equilíbrio.
Desenvolver forças positivas para que se tenha equilíbrio em sua vida.
Seguir a vontade do eu interno para ter paz e segurança.
Desenvolver a assertividade e empatia na comunicação interpessoal.
Basicamente, os objetivos acima, quando alcançados, trazem maior coerência, saúde e transformação interna: pensamentos mais positivos e saudáveis; congruência no falar e no fazer e mudança de atitude e caráter.
Portanto, você precisa estar comprometido com sua evolução, para poder transformar tudo aquilo que não quer mais em sua vida. Destaco a necessidade de determinação, coragem e comprometimento.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência:
LAGES, A. e O’CONNOR, J. Como o Coaching Funciona, 2011, Qualitymark.
Assista ao vídeo: curta e compartilhe! Inscreva-se no Canal e receba novidades.