30 jan Suas escolhas estão te sabotando?
Conhecemos bem nossas desculpas, justificativas, racionalizações, para não sairmos de nosso espaço de conforto. O tempo vai passando e continuamos no mesmo estado emocional, mental, enfim no mesmo lugar, mas sempre com um peso maior.
Achamos e acreditamos, cada vez mais, em nossas desculpas, para não mudar. E, com isso, nossa vida continua parada, estagnada; não progredimos, não ousamos e começamos a nos sentir mal. Esse mal estar é um sinal que nos convida à mudança e ele é sempre bem-vindo.
Nós, seres humanos, somos mesmo, muito resistentes a mudanças, mas quando vem angústia, tristeza, o mal estar consigo mesmo, é hora de refletir e mudar. Para mudar, precisamos ter vontade, determinação e motivação.
O primeiro passo, que é essencial, é a vontade de mudar. Com a energia da vontade, vamos à procura de alternativas, de soluções, que podem nos conduzir ao estado desejado, ou seja, ao caminho certo para alcançarmos o que realmente desejamos.
No entanto, somente a vontade não faz milagre. Precisamos da determinação e da motivação. Determinação em querer realmente um novo caminho, reconhecendo que não desejamos mais continuar do jeito que estamos. É a determinação que vai nos levar à busca das possibilidades de mudanças, que desejamos efetuar.
E, como fazemos isso? Será que somos capazes de nos conduzir sozinhos a um novo caminho que, ainda, nem sabemos qual é?
Pode até ser que sozinhos, se formos altamente disciplinados, consigamos nos conduzir nessa jornada de mudança, mas, pela experiência e estatísticas, poucos conseguem.
É aí que entra a ajuda de um profissional, que pode ser um psicoterapeuta, estudioso e especialista em trabalhar a mente com suas diversas limitações, ou um Coach, o profissional que nos conduzirá do estado em que estamos para o estado que queremos alcançar, o chamado estado desejado.
Costumo exemplificar isso, numa metáfora do rio. Você está numa margem do rio (seu estado atual) e olha para a outra margem, do outro lado (seu estado desejado). O como você vai chegar à outra margem depende de suas escolhas e de sua determinação para traçar um plano com metas e objetivos e tomar as ações necessárias. Aí, o trabalho do Coach facilita tremendamente sua jornada.
Junto com o Coach, visualizamos o que desejamos, de forma mais concreta e palpável e de modo congruente e correto. Traçamos as metas e o objetivo final. “Onde quero chegar?” “O que quero atingir no outro lado da margem do rio?” Com tudo isso colocado em termos claros e específicos, o Coach introduz as ações, que vão nos motivar a alcançar a margem do lado de lá, ou seja, nosso estado desejado. Há muitas técnicas e ferramentas de Coaching e de PNL – Programação Neurolinguística, que nos ajudam nessa jornada.
Se queremos dizer adeus à desmotivação, à insegurança, baixa autoestima e vencer nossas limitações, alcançando resultados extraordinários, devemos acionar nossa vontade em realmente querer mudar. A partir daí, com nosso querer, o Universo conspira a nosso favor. A vida é muito positiva e as sincronicidades começam a fazer parte de nossa vida. Os sinais começam a aparecer, mas depende de cada um estar atento a eles e agir nesse sentido. Vamos reflita no que Goethe escreveu abaixo:
“No momento em que alguém assume um compromisso definitivo consigo mesmo, a Providência também passa a agir. Começa a acontecer todo o tipo de coisas para ajudar esse alguém, o que não aconteceria se esse compromisso não existisse. Uma torrente de eventos emana das decisões, favorecendo a pessoa com toda espécie de encontros, imprevistos e de ajuda material que homem nenhum poderia sonhar encontrar no seu caminho. Tudo o que você puder fazer ou sonhar você alcançará. Sendo assim mãos a obra. As ousadias contem genialidade, poder e magia. Comece agora!” (Goethe)
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br