Sua mentalidade te leva ao sucesso?

Com base em pesquisas, Carol Dweck* mostra o porquê algumas pessoas fazem sucesso e outras não.

Muitas vezes, não temos consciência da enorme influência que nossas crenças pessoais exercem sobre tudo que queremos. Até mesmo uma simples crença sobre nós mesmos pode dirigir grande parte de nossa vida. Muito do que acreditamos ser de nossa personalidade, que impede de realizar nosso potencial, provém de crenças limitantes. No entanto, ao efetuar a mudança de uma simples crença, podemos gerar resultados incríveis.

Existem duas formas de fazer escolhas, uma é com a mentalidade fixa e a outra, com a mentalidade de crescimento. Decidindo com a mentalidade fixa,  acredita-se que as qualidades são imutáveis, o que gera a necessidade de ter de provar a si mesmo o seu valor. Quando se decide com a mentalidade de crescimento, acredita-se no desenvolvimento do potencial e na capacidade em desenvolver as habilidades necessárias, através do próprio esforço e experiência.

De acordo com o gráfico de Nigel Holmes, seguem as diferenças entre uma mentalidade e outra.

Mentalidade fixa = inteligência estática:

  • Leva a um desejo de parecer inteligente
  • tendência de evitar desafios
  • fica na defensiva ou desiste facilmente, diante de obstáculos
  • não acredita no esforço
  • ignora feedback negativo útil
  • sente-se ameaçado pelo sucesso dos outros

Mentalidade de crescimento = inteligência que pode ser desenvolvida

  • leva a um desejo de aprender
  • aceita desafios
  • persiste na dificuldade
  • acredita que o esforço é o caminho para a excelência
  • aprende com a crítica
  • aprende e se inspira no sucesso dos outros

Com a mentalidade de crescimento, consegue-se um alto nível de conquistas.

Sabemos que não é fácil mudar, mas sempre vale a pena. Quando mudamos, nossa vida melhora, adquirimos novos sentimentos. A hora adequada para mudar é uma decisão pessoal. Mantendo a mentalidade de crescimento, impulsionamos a automotivação e fazemos o esforço necessário que o processo de mudança requer.

A maneira como aprendemos e os caminhos que escolhemos na vida são consequências de nossas crenças em relação às nossas capacidades. Quando acredita-se que a inteligência não pode ser modificada e que não se pode mudar características da personalidade, então, trata-se de uma mentalidade fixa.  Quando acredita-se que é possível mudar aspectos da personalidade e, que através de esforços pode-se aumentar a inteligência, trata-se de uma mentalidade de crescimento. Apenas a habilidade e o talento não são suficientes para garantir o sucesso. Com a mentalidade de crescimento, podemos superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Agora, você sabe que existe a mentalidade de crescimento e pode escolher enfrentar os desafios e perseverar.

*Referência:

DWECK, Carol S. – Mindset – A nova psicologia do sucesso – 1ª. Edição – São Paulo: Objetiva – 2017

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br



WhatsApp chat