Somos o que pensamos

Tudo começa com um pensamento. Todo pensamento, sentimento e intenção influenciam nosso corpo. A qualidade dessa influência vai depender da qualidade dos pensamentos.  Nossos pensamentos e sentimentos, ideias e crenças, esperanças e sonhos influenciam o estado de nosso corpo, as experiências da nossa vida e, em uma visão macro, até o estado de nosso mundo.

Vigie seus pensamentos porque eles se tornam suas palavras.

Vigie suas palavras porque elas se tornam suas ações.

Vigie suas ações porque elas se tornam seus hábitos.

Vigie seus hábitos porque eles formam seu caráter.

Vigie seu caráter porque ele se torna seu destino.

Frank Outlaw[i]

De acordo com novas descobertas científicas, todos os pensamentos e sentimentos que já tivemos estão expressos em todo nosso corpo. Nossos pensamentos e sentimentos têm a capacidade de ativar os genes de nosso DNA. A conexão mente-corpo nos possibilita curar doenças por meio de uma poderosa intenção. Com a mudança de nossas atitudes, podemos mudar fatos de nossa vida. Somos todos interconectados e, com nossos pensamentos e sentimentos, influenciamos todo o universo. Nosso processo mental-emocional influencia os acontecimentos em nossa vida pessoal, nosso processo mental-emocional coletivo influencia os acontecimentos em nível planetário.

O que está acontecendo no mundo todo é apenas uma projeção do que pensamos e sentimos no nível coletivo.”  Dr. David R Hamilton (p.19).

Sabemos, por meio de diversos experimentos científicos que há ligação entre mente e corpo. Um exemplo de que a mente afeta nossa biologia: quando temos um pensamento inadequado, este pode provocar um rubor no rosto. Da mesma maneira, quando o pensamento é agradável, pode acalmar o ritmo do coração e até fortalecer o sistema imunológico.

Quando há coerência interna, ou seja, o cérebro e o coração estão em sintonia, um pensamento, por exemplo, de apreço ou de gratidão, pode fazer com que todos os órgãos vibrem na mesma frequência, proporcionando equilíbrio e harmonia para o corpo. Mantendo uma atitude positiva em sua vida pessoal, as pessoas vibram na mesma sintonia e você se mantém em harmonia e equilíbrio em nível mais alto.

Dr. Hamilton (2009) relata que cientistas do Institute of Heartmath chegaram à conclusão de que sentimentos de “zelo e compaixão” proporcionaram um sistema imunológico mais forte do que os sentimentos de “raiva e frustração”. De acordo com esses estudos, apenas cinco minutos de “zelo e compaixão” fortaleceram o sistema imunológico durante cinco horas, e cinco minutos de sentimentos de “raiva e frustração”  deprimiram o sistema imunológico durante cinco horas. Portanto, podemos criar estados positivos para ter saúde, apenas pensando de modo positivo. Afirmações positivas foram atestadas que são eficientes para fortalecer o sistema imunológico. Outros meios de se manter com uma atitude positiva é a risada e viver de maneira despreocupada e positiva.  As emoções são apenas um dos fatores que podem afetar o sistema imunológico.

Dia após dia, de todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor.” Emile Coué

Mudar o estado da mente nem sempre é fácil, mas há várias abordagens e técnicas que podem nos ajudar a equilibrar e harmonizar a mente. Enfim, tudo que podemos fazer para melhorar a saúde mental e emocional, provavelmente vai nos proporcionar um bem-estar que beneficiará a saúde do corpo.

Dicas para melhorar a saúde mental e emocional
  • Assuma uma atitude mais positiva perante a vida
  • Medite
  • Ria
  • Tenha mais prazer de viver
  • Importe-se mais com os outros
  • Tenha mais compaixão
  • Converse mais sobre os seus problemas e aflições com amigos ou terapeutas

Quando expressamos nosso sofrimento por meio de algum tipo de terapia, começamos a ter pensamentos e sentimentos positivos e estimulamos o crescimento de células saudáveis.

O que você pensa, em que acredita e o modo como se sente afetam a matéria no seu corpo.” Hamilton (p.41)

Transforme sua vida, mudando seus pensamentos e atitudes. Transformar é ser diferente do que você é agora. Comece a construir seu novo Eu. É você quem decide viver uma vida mais positiva e feliz, com a mudança em sua maneira de pensar, de sentir e de agir. Muita paz e amor em sua vida!

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referências:

Hamilton, David R – Mente e emoções: o poder sobre a matéria e sua influência para o bem-estar do nosso corpo – São Paulo – Cultrix, 2009.


[i] https://www.pensador.com/vigie_seus_pensamentos_porque/



WhatsApp chat