Sinais de competência na comunicação

É fundamental dar uma atenção consciente, no aqui e no agora, para a pessoa com quem se conversa, para construir um bom relacionamento. Não fazer pré-julgamentos e não ter crenças preconceituosas, são sinais de sabedoria e competência interpessoal, e melhora a qualidade da percepção da realidade ao seu redor.

Comunicadores eficazes sabem ouvir as pessoas com isenção e de forma ativa. Quando se tem preconceitos sobre a pessoa, você não está realmente ouvindo-a, porque o pré-julgamento diminui a percepção da realidade.  Com pré-julgamentos sobre o outro, você obtém uma qualidade muito pobre de informações.

Faça um exercício:  aprenda a ouvir os mais próximos e íntimos, como se fosse pela primeira vez. Ouça a pessoa, com curiosidade, por alguns minutos. Esteja livre de qualquer pensamento. Dê atenção total e isenta à pessoa, com a qual está se comunicando.

O meio pelo qual se consegue o que quer é pela comunicação.  Há dois níveis de comunicação: o intrapessoal, quando você fala consigo mesmo, e o interpessoal, quando você se comunica com outras pessoas para manifestar o resultado de sua comunicação interna.

Organize-se para ter uma comunicação eficaz. Decida, primeiro, para onde quer ir; o que você quer. Posteriormente, imagine como vai se comunicar. O processo de uma comunicação eficaz inicia-se com a definição do resultado que se quer atingir.

Dê o seu melhor na comunicação.

Assuma a responsabilidade pela comunicação e tenha o controle dos resultados que deseja.

Não faça pré-julgamentos e não tenha crenças preconceituosas.

Oferte toda sua compreensão.

Perceba a intenção positiva por trás dos comportamentos.

Transforme experiências negativas em lições e oportunidades positivas tendo as atitudes corretas.

Aprenda a se comunicar, de forma eficaz, e obtenha os resultados desejados.

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referência:  CHUNG, Tom – Qualidade Começa em Mim – Novo Século Editora