30 dez Sinais de competência na comunicação
É fundamental dar uma atenção consciente, no aqui e no agora, para a pessoa com quem se conversa, para construir um bom relacionamento. Não fazer pré-julgamentos e não ter crenças preconceituosas, são sinais de sabedoria e competência interpessoal, e melhora a qualidade da percepção da realidade ao seu redor.
Comunicadores eficazes sabem ouvir as pessoas com isenção e de forma ativa. Quando se tem preconceitos sobre a pessoa, você não está realmente ouvindo-a, porque o pré-julgamento diminui a percepção da realidade. Com pré-julgamentos sobre o outro, você obtém uma qualidade muito pobre de informações.
Faça um exercício: aprenda a ouvir os mais próximos e íntimos, como se fosse pela primeira vez. Ouça a pessoa, com curiosidade, por alguns minutos. Esteja livre de qualquer pensamento. Dê atenção total e isenta à pessoa, com a qual está se comunicando.
O meio pelo qual se consegue o que quer é pela comunicação. Há dois níveis de comunicação: o intrapessoal, quando você fala consigo mesmo, e o interpessoal, quando você se comunica com outras pessoas para manifestar o resultado de sua comunicação interna.
Organize-se para ter uma comunicação eficaz. Decida, primeiro, para onde quer ir; o que você quer. Posteriormente, imagine como vai se comunicar. O processo de uma comunicação eficaz inicia-se com a definição do resultado que se quer atingir.
Dê o seu melhor na comunicação.
Assuma a responsabilidade pela comunicação e tenha o controle dos resultados que deseja.
Não faça pré-julgamentos e não tenha crenças preconceituosas.
Oferte toda sua compreensão.
Perceba a intenção positiva por trás dos comportamentos.
Transforme experiências negativas em lições e oportunidades positivas tendo as atitudes corretas.
Aprenda a se comunicar, de forma eficaz, e obtenha os resultados desejados.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência: CHUNG, Tom – Qualidade Começa em Mim – Novo Século Editora