Seja livre, independente!

Liberdade e responsabilidade andam juntos. Quanto mais responsabilidade você tem, mais maturidade, mais evolução, mais liberdade você tem de decidir os seus caminhos. Prof. Luiz Antonio Peixoto Valle

Primeiro, devemos colocar a atenção em nosso núcleo interno, para adquirir autoconhecimento e saber coisas básicas como:  em que mundo vivemos? Qual é a realidade que criamos para nós? Como fomos programados desde a infância? Como nos autoprogramamos negativamente? Como aceitamos crenças que nos limitam, sem desafiá-las?

É fundamental analisar e escrever tudo que nos escraviza. São dependências de qualquer tipo: física, mental, emocional e espiritual, e suas consequências desastrosas?

Estar dependente de algo, de impulsos, ou de alguém é colocar-se em posição submissa, sem qualquer poder pessoal. É viver a vida como vítima. É acreditar na escassez e obedecer a negatividade sem questionar, cegamente.

Enquanto dependemos de outras pessoas, como uma criança, não reconhecendo o adulto que somos, nos escravizamos, não vivemos pelos próprios princípios, vontade e desejos.

Vamos verificar, se somos apegados a coisas e pessoas, o que também é escravizante. Estamos apegados, quando nos dedicamos constante e excessivamente a algo ou alguém. Deixamos de cuidar de nós e da nossa vida.

O apego emocional dificulta a pessoa a efetuar mudanças e a torna inflexível para ver outros pontos de vista. A pessoa apegada, costumeiramente, deixa de realizar seus planos para poder satisfazer o desejo de outra pessoa. Perde muita energia e acaba ficando estressada. A dependência e os apegos trazem medo, raiva e expectativas, quase nunca satisfeitas. É essencial libertar-se dessas emoções negativas.

Para se desapegar

– Identifique seus apegos a objetos, pessoas, coisas, animais, pensamentos, experiências do passado, etc.

– Identifique suas necessidades e comece a trabalhar para supri-las.

– Priorize sua vida, seus planos e metas. Coloque-se sempre em primeiro lugar, depois, quando equilibrado, poderá ajudar pessoas que desejam ser ajudadas.

– Não ceda seu poder a outrem. Assuma a responsabilidade por sua vida. Seja independente em todas as áreas. Não dependa de ninguém para alcançar seus objetivos. Se necessitar de ajuda financeira, organize-se para reembolsar o valor recebido.

– Não abra mão de sua liberdade.

– Faça o trabalho interior para se autoconhecer. Conheça seus valores, dons, talentos e fraquezas. Trabalhe para minimizar as fraquezas e coloque em prática seus talentos.

– Seja livre de influências! Use o discernimento e tome suas próprias decisões. É você quem cria a sua realidade, negativa ou positivamente.

– Observe seus pensamentos e sentimentos. Corrija o que for necessário para que você se fortaleça e seja uma pessoa independente, em todos os sentidos. O pensamento sempre pode mudar e criar novas atitudes e novos comportamentos, novos sentimentos e uma nova maneira de ser.

– Saiba que não existem vítimas. Só você é capaz e competente para gerir a sua vida. Não entregue seu poder a ninguém.

– Ouça as orientações de sua alma e tome suas próprias decisões. Saia das ilusões do ego, o máximo que puder.

A grande liberdade é encontrar o caminho de volta para o verdadeiro Eu, é voltar para casa. Voltar para casa é voltar para quem você é de verdade, seu Eu, sua essência, sua alma.

 

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br

 

Referências:

Pierrakos, Eva – O CAMINHO DA AUTOTRANSFORMAÇÃO – 10ª. edição – 2003 – Cultrix São Paulo-SP.

La Sala Batá, Angela Maria – GUIA PARA O CONHECIMENTO DE SI MESMO – 8ª. edição – 2004 – Pensamento, São Paulo-SP.

Valle, Luiz Antonio Peixoto – Live 10 – em 26/08/2021. – Área de Membros do Canal Xeque-mate Global.



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site