Saiba como expressar seus sentimentos

Muitas pessoas não sabem como expressar seus sentimentos, ou não conseguem expressá-los no momento certo. Dessa forma, acabam acumulando desentendimentos, conflitos e mágoas. A mente cria estórias que, muitas vezes, não correspondem ao fato ocorrido. Essas estórias, que a mente vai criando, dificultam um bom relacionamento e o bem-estar fica comprometido.

Expressar e não reprimir os sentimentos é muito importante, para manter a própria saúde e construir bons relacionamentos, os quais são valiosos para a felicidade em geral.

Quando a pessoa não expressa os sentimentos, em uma determinada circunstância e fica magoada, a outra parte não conseguirá entendê-la e o nível de desentendimento vai aumentando. Isso pode até impossibilitar o convívio com a outra parte e ambas ficam confusas, magoadas e ressentidas.

Na maioria das vezes, não conseguimos perceber que magoamos outra pessoa. Na falta da expressão dos sentimentos, não conseguimos aprender mais sobre a pessoa, o que impossibilita a melhora do relacionamento. É fundamental saber como expressar os sentimentos, sem agressividade.

Portanto, da próxima vez que você se sentir magoado ou com raiva com o comportamento de alguém, esclareça o fato, praticando esta técnica:

  • chame a pessoa para conversar, em particular, sem qualquer audiência.
  • Fale com calma e seja objetivo, por exemplo, diga “eu me senti magoado quando você falou comigo naquele tom de voz agressivo, na frente de todos.”
  • Caso esteja tomado de raiva, deixe para conversar no dia seguinte.
  • Fale apenas do fato atual. Acontecimentos passados já foram, não os traga de volta.
  • Se por acaso a pessoa disser que não o magoou, diga “gostaria que você respeitasse os meus sentimentos.”
  • Conclua dizendo:  “peço a você, que da próxima vez que quiser falar algo que me diz respeito, que o faça em particular, por favor.”

Dessa forma, você expressa seus sentimentos e não julga a outra pessoa. Não estará chamando-a de agressiva ou mal educada, por exemplo. A outra pessoa vai entendê-lo melhor e o respeitará.

Com essa técnica, você expressa sentimentos desagradáveis com relação ao outro e não os reprime. Essa atitude vai causar bem-estar para você e vai eliminar a possibilidade de acumular mágoas e ressentimentos, que, com certeza, trazem conflitos ao relacionamento.

Há pessoas que passam anos sem expressar aquilo que não gosta, acaba se deprimindo e desistindo de construir um bom e franco relacionamento. O que pode ocorrer, é que mais tarde a pessoa solte tudo que o outro fez durante a vida toda.

Sabemos que sentimentos reprimidos causam muitos males aos corpos físico, mental e emocional. Se não forem expressos, naturalmente, eles serão desaguados, mais tarde, no corpo físico, em forma de sintomas e doenças.

Esta técnica exige prática para se tornar natural. As partes envolvidas em qualquer evento que tenha causado raiva, ou outro sentimento, se sentirão livres de mal-entendidos e mais confortáveis para serem autênticas.  O resultado será um relacionamento saudável, com franqueza cordial e sem ansiedades, o que possibilitará o crescimento de todos, seja na área pessoal ou profissional.

 

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br



WhatsApp chat