Que resultados geramos com nossa comunicação?

Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação.” Peter Drucker

Comunicação é uma palavra que tem origem no termo latino “communicare”, e tem como significados “partilhar, tornar comum, participar algo”.

A questão é como conseguir transmitir uma mensagem clara? Os quesitos necessários são:  arte e disposição para obter um objetivo prático, ou teórico, com ação consciente, controlada e racional.

Nem sempre conseguimos ser eficazes em nossa comunicação, mas o importante é se autoperceber e treinar técnicas para desenvolver a habilidade de se comunicar assertivamente.

“Uma mudança na linguagem pode alterar nossa visão do universo.”  Benjamim Lee Whorf

A falta de objetividade, assertividade e o descuido ao se comunicar geram resultados não desejados, às vezes, até conflituosos.

Quantas vezes, costumamos responder mensagens pelo primeiro impulso e depois nos arrependemos. Quando refletimos a respeito, constatamos que poderíamos ter escrito ou expressado de forma mais objetiva, para que o interlocutor pudesse entender o que queríamos.

Na PNL – Programação Neurolinguística – um dos pressupostos é:

O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.

O que isto significa? Significa que o outro vai receber nossa mensagem, ou nosso comportamento, de acordo com seus filtros, seus mapas mentais do mundo. A comunicação, portanto, é aquilo que o outro recebe e entende e, não necessariamente, aquilo que tivemos a intenção de dizer.

Maus resultados, em nossa comunicação, servem para nos alertar de que forma estamos nos expressando. Se não estamos atingindo o resultado que queremos, devemos ajustá-la para que seja mais clara.

Muitas pessoas acabam perdendo oportunidades, simplesmente por pensar algo e escrever ou falar de forma subjetiva. O emissor pensa que o outro vai entender lacunas que só ele tem os conteúdos.  O outro vai reagir, ou responder de acordo com o que entendeu, e de acordo com seu mapa mental, ou seja, suas crenças e valores.

Estamos nos comunicando, na maioria de nosso tempo, em nível superficial. De modo geral, as pessoas exprimem fragmentos e resumos distorcidos das experiências e dos assuntos comunicados. Os resultados obtidos são a incompreensão e o conflito de pensamentos. Há, também, a ilusão de que é o outro quem deve entender perfeitamente o que estamos expressando.

Quando nos expressamos, com clareza e precisão, facilitamos a tomada de decisão e as ações de outras pessoas. Pense isso dentro de uma empresa, que resultados podem ser gerados, quando há uma comunicação assertiva e clara? Quando um diretor, ou gerente, transmite realmente o que quer, o retorno é óbvio, ações eficazes e o interesse dos funcionários.

A comunicação mal compreendida e mal expressa gera fracasso de 80% a 90% em bons técnicos e bons profissionais.

O objetivo aqui é alertar de que não precisa existir sofrimento com dúvidas e suposições geradas com a má comunicação. Simplesmente, se você tem dúvidas, pergunte, esclareça para ter certeza.

Habilidades que podem melhorar sua comunicação:

  • Pense antes de falar ou escrever.
  • Coloque-se no lugar do outro, verifique se você gostaria de ouvir ou ler o que está querendo expressar ou escrever.
  • Aprenda conceitos e pratique exercícios para ser assertivo na comunicação.
  • Se o receptor da mensagem não a entendeu corretamente, refaça sua colocação.
  • Aprenda o conceito e técnicas para praticar a empatia. Coloque-se no lugar do outro.
  • Aprenda habilidades e técnicas para gerar interesse, empatia e sintonia com as outras pessoas.
  • Aprenda o conceito e pratique a comunicação não-verbal.
  • Aprenda o conceito e pratique a escuta atenta. Saber ouvir, para entender, é muito importante.
  • Tenha uma mente aberta, e pratique clareza e objetividade ao se comunicar.

Concluindo, a comunicação precisa é eficaz para trazer os resultados que queremos. Não nascemos bons comunicadores, mas podemos aprender estratégias e praticar exercícios para desenvolver novas habilidades.

O mais importante é você perceber que não está gerando os resultados que quer com sua comunicação, e tomar a decisão de agir para aprimorá-la. Procure desenvolver habilidades para ser um bom comunicador, e com certeza, você terá bons resultados. Depois, é só praticar, sempre!


Assista aos vídeos do meu canal do YouTube, sobre comunicação:

https://www.youtube.com/channel/UCDCRDl0JQDHc2UMxQntljPw

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referências:

CHUNG, Dr. Tom –    QUALIDADE COMEÇA EM MIM – São Paulo – Novo Século Editora, 2002.

COSTA, Marco Túlio – A Arte da Comunicação Através da PNL – São Paulo – Leader, 2017



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