19 jan Que resultados geramos com nossa comunicação?
“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação.” Peter Drucker
Comunicação é uma palavra que tem origem no termo latino “communicare”, e tem como significados “partilhar, tornar comum, participar algo”.
A questão é como conseguir transmitir uma mensagem clara? Os quesitos necessários são: arte e disposição para obter um objetivo prático, ou teórico, com ação consciente, controlada e racional.
Nem sempre conseguimos ser eficazes em nossa comunicação, mas o importante é se autoperceber e treinar técnicas para desenvolver a habilidade de se comunicar assertivamente.
“Uma mudança na linguagem pode alterar nossa visão do universo.” Benjamim Lee Whorf
A falta de objetividade, assertividade e o descuido ao se comunicar geram resultados não desejados, às vezes, até conflituosos.
Quantas vezes, costumamos responder mensagens pelo primeiro impulso e depois nos arrependemos. Quando refletimos a respeito, constatamos que poderíamos ter escrito ou expressado de forma mais objetiva, para que o interlocutor pudesse entender o que queríamos.
Na PNL – Programação Neurolinguística – um dos pressupostos é:
O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.
O que isto significa? Significa que o outro vai receber nossa mensagem, ou nosso comportamento, de acordo com seus filtros, seus mapas mentais do mundo. A comunicação, portanto, é aquilo que o outro recebe e entende e, não necessariamente, aquilo que tivemos a intenção de dizer.
Maus resultados, em nossa comunicação, servem para nos alertar de que forma estamos nos expressando. Se não estamos atingindo o resultado que queremos, devemos ajustá-la para que seja mais clara.
Muitas pessoas acabam perdendo oportunidades, simplesmente por pensar algo e escrever ou falar de forma subjetiva. O emissor pensa que o outro vai entender lacunas que só ele tem os conteúdos. O outro vai reagir, ou responder de acordo com o que entendeu, e de acordo com seu mapa mental, ou seja, suas crenças e valores.
Estamos nos comunicando, na maioria de nosso tempo, em nível superficial. De modo geral, as pessoas exprimem fragmentos e resumos distorcidos das experiências e dos assuntos comunicados. Os resultados obtidos são a incompreensão e o conflito de pensamentos. Há, também, a ilusão de que é o outro quem deve entender perfeitamente o que estamos expressando.
Quando nos expressamos, com clareza e precisão, facilitamos a tomada de decisão e as ações de outras pessoas. Pense isso dentro de uma empresa, que resultados podem ser gerados, quando há uma comunicação assertiva e clara? Quando um diretor, ou gerente, transmite realmente o que quer, o retorno é óbvio, ações eficazes e o interesse dos funcionários.
A comunicação mal compreendida e mal expressa gera fracasso de 80% a 90% em bons técnicos e bons profissionais.
O objetivo aqui é alertar de que não precisa existir sofrimento com dúvidas e suposições geradas com a má comunicação. Simplesmente, se você tem dúvidas, pergunte, esclareça para ter certeza.
Habilidades que podem melhorar sua comunicação:
- Pense antes de falar ou escrever.
- Coloque-se no lugar do outro, verifique se você gostaria de ouvir ou ler o que está querendo expressar ou escrever.
- Aprenda conceitos e pratique exercícios para ser assertivo na comunicação.
- Se o receptor da mensagem não a entendeu corretamente, refaça sua colocação.
- Aprenda o conceito e técnicas para praticar a empatia. Coloque-se no lugar do outro.
- Aprenda habilidades e técnicas para gerar interesse, empatia e sintonia com as outras pessoas.
- Aprenda o conceito e pratique a comunicação não-verbal.
- Aprenda o conceito e pratique a escuta atenta. Saber ouvir, para entender, é muito importante.
- Tenha uma mente aberta, e pratique clareza e objetividade ao se comunicar.
Concluindo, a comunicação precisa é eficaz para trazer os resultados que queremos. Não nascemos bons comunicadores, mas podemos aprender estratégias e praticar exercícios para desenvolver novas habilidades.
O mais importante é você perceber que não está gerando os resultados que quer com sua comunicação, e tomar a decisão de agir para aprimorá-la. Procure desenvolver habilidades para ser um bom comunicador, e com certeza, você terá bons resultados. Depois, é só praticar, sempre!
Assista aos vídeos do meu canal do YouTube, sobre comunicação:
https://www.youtube.com/channel/UCDCRDl0JQDHc2UMxQntljPw
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
CHUNG, Dr. Tom – QUALIDADE COMEÇA EM MIM – São Paulo – Novo Século Editora, 2002.
COSTA, Marco Túlio – A Arte da Comunicação Através da PNL – São Paulo – Leader, 2017