Marcas do passado que controlam sua vida

Uma infância dolorosa, cheia de traumas emocionais, ou até físicos, produz  marcas profundas na alma. Pais problemáticos, neuróticos, viciados, disfuncionais que, dentro de sua inconsciência, se autodestroem, também destroem a vida emocional de uma criança.

Quando a criança cresce e se torna adulta está repleta de medos, carências, fragilizada, com muita raiva e angústia. Suas necessidades emocionais não foram devidamente supridas. A ferida é muito grande. Seu corpo emocional está cheio de dor intensa, de traumas, que começam a produzir neuroses, psicoses e comportamentos autodestrutivos, limitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. É muito doloroso ver esse adulto tão ferido, que, também inconscientemente, permanece preso aos traumas infantis. Ele está em um encantamento, preso ao sofrimento. É um mundo tão disfuncional, tão distante de uma vida saudável, que nos causa surpresa ao perceber tamanha dor existencial. Com os traumas sofridos, a criança cria um mundo de crenças limitadoras, que vão produzir um ciclo vicioso de insucesso e incapacidade para realizar seus sonhos. São crenças limitadoras sobre Deus, a vida,  amor, dinheiro, sexo, etc…

Uma crença muito limitante, vinda  da carência emocional,  é acreditar não ser bom o suficiente. Outra muito incapacitante para a realização de sonhos é acreditar não ser merecedor de amor e de outras coisas. São crenças restritivas que criam pensamentos e experiências restritivas.

O que você pensa determina seus resultados. E isso provém das crenças, muitas vezes, em níveis inconscientes. As principais crenças limitantes vêm dos pais. E assim a pessoa vai repetindo sempre as mesmas experiências, obtendo os mesmos resultados. Não consegue perceber que seus pensamentos e crenças estão formatando sua vida atual.

Você pode transformar sua realidade atual, se mudar conceitos e atitudes. Em primeiro lugar, pare de reclamar e culpar os outros, mesmo que esteja certo. Decida ser feliz, porque você merece.

Para ser feliz, você precisará romper com crenças limitadoras. Então, identifique quais são suas crenças limitadoras em todas as áreas. Em seguida, para cada crença limitadora, escreva uma crença facilitadora.

Priorize sua felicidade e coloque em prática as ações que o levam a realizar seus sonhos. Valorize-se e se comprometa, com crenças positivas, a realizar o que deseja. Elimine as resistências, as justificativas, as desculpas.

Pare de buscar o bem-estar e a felicidade fora de você. Modifique pensamentos, organize sua mente. Ressignifique todo o passado e comece a viver o presente. Coloque o foco nas coisas que você quer e não naquelas que não quer.

Quais mudanças deseja promover em sua vida? A primeira e mais importante é se desprender das amarras do passado. Passado já foi e não se muda. O que podemos mudar em relação ao passado é lhe dar um novo significado. Pare de sofrer e use toda sua energia para melhorar sua vida.   Você é o único que pode mudar a si mesmo. Estabeleça um plano de mudança, defina os passos necessários para chegar lá. É hora de progredir. Rompa com tudo que é limitante e castrador em sua vida. Não importa o que fizeram com você. Hoje, você escolhe fazer o melhor para você. Você escolhe ser o pai e mãe amorosos para você mesmo. Vitalize-se com pensamentos, conceitos e atitudes positivas para consigo e para com a vida. Você merece o melhor! Viva feliz! Seja feliz!

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br



WhatsApp chat