10 abr ASSERTIVIDADE: HABILIDADE ESSENCIAL PARA O SUCESSO!
Comunicador passivo:
dificuldade em expressar suas necessidades, seus sentimentos e de lutar por aquilo que acredita. Não enfrenta as situações adversas e evita conflitos. Diz sim, quando quer dizer não.
Comunicador passivo-agressivo:
dificuldade em expressar sentimentos negativos, de ressentimento e agressão. Acaba procrastinando e não lida com esses sentimentos de forma assertiva. Frequentemente, não admite que sente raiva ou frustração. Acaba demonstrando a raiva através de seu comportamento.
Comunicador agressivo:
Usa a linguagem verbal e não verbal de forma combativa e hostil, com gestos exaltados e manipulação para ganho pessoal.
Expressa violência e é o oposto da comunicação passiva e da assertiva.
Comunicador assertivo:
Habilidade essencial para o sucesso. Pensa antes de falar, tem um comportamento autêntico e direto. Tem habilidade para passar informações objetivas e de forma clara.
A assertividade na comunicação é uma estratégia utilizada por uma pessoa que reconhece o seu direito de decidir como agir em uma situação, em vez de se submeter ao que a outra pessoa espera ou exige. Uma pessoa assertiva revela-se madura e com alta autoestima.
Você tem o direito:
- de informar aos outros as suas opiniões
- de informar aos outros seus sentimentos, sem intenção de magoá-los
- de pedir ao outro que mude um comportamento que o afeta
- de aceitar ou rejeitar qualquer coisa que o outro está dizendo ou pedindo
A assertividade é a forma mais objetiva de mostrar aos outros o que está passando com você ou como o comportamento deles estão te afetando.
Com a assertividade você evita o estresse e tensão e coloca o foco na correção do problema.
Agindo de forma assertiva você se sente no controle de sua vida e evita que sentimentos desconfortáveis cresçam.
Com assertividade, você aumenta as chances de alcançar os seus objetivos e de se sentir melhor com seu próprio papel na situação.
Quais habilidades para ser assertivo?
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- Pense antes de falar. Não presuma que a outra pessoa sabe o que se passa em sua cabeça.
- Planeje a maneira mais eficaz de expor suas ideias. Seja específico e direto. Não culpe os outros; não diminua as pessoas.
- Observe a sua linguagem corporal. Preste atenção em suas palavras, expressão e tom de voz. Fale com firmeza.
- Preste atenção no que os outros te respondem. Busque clareza. Não seja dominador e nem submisso.
- Esteja disposto a se comprometer, a resolver as coisas.
- Reformule uma questão se achar que não foi entendido.
- Aprenda a agir e não reagir.
O primeiro passo para se tornar assertivo é ter consciência de suas reações habituais e ter determinação para mudá-las.
Anete L. Blefari
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