11 ago O ser Essencial e o ego
Qual a sua meta/seu plano evolutivo?
Nos aspectos mais profundos do Ser, acima dos níveis humanos, somos o Ser Essencial, o Ser Divino, que dá vida ao corpo e nos guia. Nesse nível mais profundo, somos o Ser Essencial em estado de luz natural, aonde se encontram os potenciais latentes que aguardam seu desenvolvimento.
Todos os sentimentos nobres são originados em nossa Essência Divina.
O Ser Essencial é um campo de energia eletromagnética que pode estar expandido
ou inibido dependendo das camadas exteriores que compõem o Ego. Dr. Alírio de Cerqueira Filho
O ego, na visão transpessoal, é uma parte de nossa psique, aonde valores essenciais não estão presentes. Com isso, originam-se os sentimentos egóicos como orgulho, egoísmo, ódio, ressentimento, etc. É a parte que está em contato com a realidade externa.
Todas as experiências incorretas ficam registradas no ego e compõem-se de duas faces:
-
- Face visível do ego: ausência de amor, ódio, raiva, mágoa, angústia, depressão, ansiedade, desespero, medo, pânico, violência, etc. Todos esses sentimentos negativos são impermanentes, até que tenhamos a disposição em cultivar sentimentos reais, essenciais.
- Face mascarada do ego: é a parte disfarçada do ego, que se utiliza da defesa e fuga. A origem das máscaras está na energia do pseudoamor. É a parte em que, a pessoa, consciente ou inconscientemente, mascara os sentimentos egóicos visíveis, com sentimentos positivos aparentes. Exemplos: euforia, autopiedade, perfeccionismo, pseudoperdão, vitimismo, bonzinho, projeção, racionalização, etc. Esses sentimentos podem parecer reais, mas não resistem a uma análise mais profunda. São mecanismos de defesa utilizados, consciente ou inconscientemente, para proteção.
Algumas características do ego x Ser Essencial (Alma).
EGO
-
egocentrismo – autoritarismo – ansiedade – melancolia
violência – frustração – dependência – angústia
ódio – medo – mágoa – apego – culpa
SER ESSENCIAL (ALMA)
-
bondade – caridade – harmonia – serenidade
aceitação – alegria – felicidade – coragem – amor
indulgência – autoestima – solidariedade – benevolência
Passos para despertar dos níveis humanos e crescer psicologicamente.
-
- O primeiro passo é descobrir a personalidade (a persona). A personalidade tem funções protetoras importantes, mas é também uma máscara que se sobrepõe ao verdadeiro Eu (Eu essencial) e ao inconsciente.
- O segundo passo é a confrontação com a sombra. Com a aceitação de nosso lado sombra, podemos ficar livres de sua influência e integrar conteúdos do nosso inconsciente pessoal.
- O terceiro passo é a confrontação com a anima ou animus. A anima é o elemento feminino da psique masculina e o animus da psique feminina. Individualmente, o caráter da anima de um homem, em geral, é determinado pela mãe.
Para depurar-se em nível de personalidade
- Encare todas as provas, sutis e concretas, como ensinamentos.
- Controle as reações diante de tudo que acontece.
- Purifique as próprias energias e/ou energias vindas de outras pessoas, de todo tipo.
- Aprimore a sintonia com a vida superior.
- Desapegue-se de características muito fortes, que não têm nenhuma utilidade para uma vida superior.
As provas, em nível de personalidade, nos levam a superar o nível humano. Elas nos fazem transcender o nível humano e nos proporcionam uma visão mais clara de nossa existência. As situações de contrariedades, golpes, incômodos, nos levam à transformação de coisas básicas nossas.
O superar-se a si mesmo é nossa meta de vida. Tornar o Eu essencial (Eu Divino) como guia da personalidade, é fundamental.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
Cerqueira Filho, Dr. Alírio – Curso de Especialização em Psicologia Transpessoal – módulo 5 – A Realidade Essencial do Ser, Instituto Brasileiro de Plenitude Humana – 2000
Jung. Carl G. – O homem e seus símbolos -Nova Fronteira, 2008.
Trigueirinho – https://www.irdin.org.br/site/produtos/provas-espirituais/