28 dez O responsável por sua comunicação é você
A capacidade e habilidade de ouvir é muito ignorada e, sem ouvir bem não há comunicação. Um bom comunicador não é aquele que sabe falar bem, mas o que tem a capacidade de ouvir e entender o outro e ter sua mensagem assimilada e compreendida.
Como ser um bom ouvinte?
Preste atenção à musicalidade da voz, aos sinais e mensagens não-verbais da pessoa, para não confundir intenções e resultados.
Preste atenção no seu próprio jeito de falar, na musicalidade de sua voz e nos sinais não-verbais que emite.
Esteja consciente ao se comunicar, para atingir o resultado que deseja alcançar com sua comunicação.
Seja congruente com suas palavras e sinais não-verbais emitidos.
Observe o impacto que causa na percepção das pessoas. Sua forma de olhar, voz, julgamentos diretos e francos, tensão facial, longos silêncios ao olhar para o outro; se está transmitindo irritação, provocação e agressividade para os que o ouvem.
Direcione seu foco de atenção, conscientemente, para atender a mensagem do outro e para seus próprios referenciais internos.
Quando você deseja enviar mensagens a uma pessoa, o foco deve ser direcionado a ela. Em vendas, chama-se “foco no cliente”.
Foco no cliente significa prestar muita atenção na pessoa, nos sinais verbais e não-verbais que ela emite durante a mensagem. A pessoa está entendendo o que você quer dizer? Sua mensagem faz sentido para a outra pessoa? Como você sabe? Quais os sinais que demonstram que a pessoa está entendendo sua mensagem? Quais os sinais que demonstram que ela não está entendendo? Que tipo de linguagem a pessoa utiliza? Verbal, auditiva ou cinestésica? Que tipos de reações a pessoa tem?
De acordo com os feedbacks recebidos, seja flexível e aja para se ajustar, mude a maneira de enviar mensagens.
O resultado de sua comunicação é a forma como o ouvinte interpreta suas palavras e comportamento. Se o resultado de sua comunicação não é o desejado por você, mude a forma de se comunicar para obter a resposta que quer.
Quando você sabe o que quer, vai se adaptando às circunstâncias até alcançar seu objetivo.
Treine essas habilidades e obtenha sucesso em sua comunicação. A responsabilidade em ser feliz é sua!
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência: CHUNG, Tom – Qualidade Começa em Mim – Novo Século Editora