Qual seu propósito?

Com estado emocional negativo, você não despertará seu potencial interior e, consequentemente, não alcançará o que deseja. Se você está preso em algum estado emocional negativo, não conseguirá dar a resposta correta aos problemas diários. Se você teme, a mente dominada pelo medo ficará sem condições para raciocinar.

O que você realmente quer na vida? Qual é seu propósito? Você tem uma ideia clara, prática e definida, uma meta, um objetivo? Você possui os meios necessários para se colocar em ação e realizar o que quer?  Independente do que você quer, pergunte-se: “Por que e para que eu quero isso?”

Queremos mudar nosso estado emocional e essa vontade gera compulsão pelos resultados. Nosso estado emocional pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso. Alcançar ou não alcançar o que desejamos dependerá de nossa capacidade e, também, da qualidade emocional e física que experimentamos. Mantendo-se em um estado negativo, você nunca despertará os potenciais de excelência. O seu comportamento é resultado do estado emocional e físico que experimenta frequentemente.  Para que você melhore suas capacidades, você precisa melhorar seu estado interno. A percepção do que ocorre a sua volta depende de seu estado emocional, que, se negativo, prejudicará a qualidade desta.

Pessoas sucumbem aos problemas por não perceberem onde estão na situação, por conta de emoções negativas que experimentam. E isto não lhes permitirá tomar decisões importantes e difíceis. Portanto, sempre que surgir um problema, questione: “Onde estou?” –  “Qual é a minha posição nesta situação?”

Com a pergunta: “Onde estou?”, faça uma avaliação de todos os pontos de vista possíveis da situação. Esteja isento de colocar rótulos ou de fazer julgamentos. A resposta a esta pergunta definirá a direção de sua caminhada.

“O problema surge quando o ser vivo possui um objetivo, mas não sabe como alcançá-lo.”   Karl Duncker

Tenha um objetivo claro e específico para assumir a jornada na direção do que quer.

“Uma das coisas mais importantes na vida não é só saber onde estamos, mas em que direção estamos indo.” Oliver Wendell Homes

Resumindo:

“ONDE ESTOU?” ————————– ações/metas  ——————   AONDE QUERO CHEGAR

Assuma a iniciativa e o controle do resultado desejado.

Mantenha a pró-atividade.

Comprometa-se, sinceramente, e assuma a responsabilidade do próprio sucesso.

Aprenda a perceber e comemorar as pequenas conquistas.

“O que você quer?”  —  “Como você vai saber que chegou lá?”  — “Que consequências terão em seu sistema (familiar, amigos, trabalho)?”

Planeje, reflita e coloque-se em ação.  Boa jornada!  Sucesso!

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referência:  CHUNG, Tom – Qualidade Começa em Mim – Novo Século Editora