O que é Autoconfiança?

Autoconfiança é confiar em si mesmo e ser capaz de fazer ou realizar tarefas e objetivos.

Autoconfiança é uma das competências pessoais, que transmite confiança aos outros. Uma pessoa autoconfiante é decidida, determinada e se mostra de modo seguro, com facilidade para expressar suas opiniões, enfrentar dificuldades, adquirir novas incumbências e tomar decisões com bom senso.

A confiança em si mesmo inicia-se na infância. Se os pais nos prepararam para assumir responsabilidades, se permitiram a expressão de nossas emoções, sentimentos e opiniões, certamente desenvolvemos a capacidade para decidir com confiança. Caso contrário, nos mostraremos inseguros e  incapazes de tomar a própria vida e crescer diante dos diversos desafios.

Para desenvolver e manter a autoconfiança, é fundamental adquirir autoconhecimento para superar medos, padrões mentais e emocionais, crenças de incapacidade, convicções falsas que trazem distorção da realidade.

A grande maioria das pessoas cresce em ambientes disfuncionais e, com isso, falsas crenças e convicções são estabelecidas e feridas emocionais são abertas. Quando não se trabalha o conteúdo interior, a mente mantém formas pensamentos, sensações  e imagens que bloqueiam a energia criativa e a pessoa acredita ser incapaz de alcançar seus objetivos.

Conhecimento é poder. Saber que você, ao longo de sua vida, acumulou crenças falsas, mas que pode mudá-las, é libertador. Realmente, você pode assumir seu poder interno  e mudar o que você é no momento atual de sua vida. Não existem vítimas. Ninguém é vítima de alguém ou de algo. Sempre podemos reassumir nosso poder. E este poder começa com o conhecimento de que você pode sim mudar sua vida.

As pessoas de sucesso, autoconfiantes, não nasceram prontas. Muitas delas, tiveram uma infância bastante dolorosa, mas aprenderam a mudar o rumo de suas vidas trabalhando o seu desenvolvimento pessoal.

Se você vem acumulando insucessos, com certeza, você tem crenças falsas que te levam a resultados não desejados.

O que o mantém em equilíbrio é a percepção correta, através dos sentidos ou da mente. Quando temos filtros, através de crenças falsas, não conseguimos perceber a realidade de forma correta. A mente possui três características que são a distorção, a omissão e a generalização. Esse processo mental ocorre de forma automática. Quando não temos o conhecimento sobre como usar a mente de forma positiva e útil, continuamos com nossos padrões negativos e destrutivos, criando sempre os mesmos resultados não desejados.

A confiança não deve vir do externo, mas do interno. De nada adiantará ter bens materiais, para se sentir bem consigo mesmo. Isto é falso e passageiro. A verdadeira confiança vem do conhecimento da mente, do desenvolvimento de uma percepção correta e aguçada da realidade, da transformação de um vocabulário ineficaz para um poderoso, que proporciona energia de realização.

Quer sair do cenário atual para um futuro promissor e de sucesso na vida?

Em primeiro lugar, você deve estar disposto a assumir a responsabilidade pela própria vida para poder modificá-la de forma positiva e eficaz.

Depois, assuma o compromisso consigo mesmo para poder modificar seu estado atual limitante, para um estado cheio de recursos. Esse compromisso lhe proporcionará confiança e determinação. Tome a decisão de agir, com foco, em seu favor. O trabalho interno é um processo que lhe trará autoconhecimento, autoconfiança e motivação.

A vida se torna muito mais fácil, quando se adquire conhecimento para realizar seus sonhos. Em um processo de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades, você desprograma o que é falso e se programa com crenças fortalecedoras.

Saiba que a autoconfiança é fundamental para realizar tarefas, objetivos e fazer uma jornada mais prazerosa, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

E se você quer, você pode desenvolver autoconfiança. Basta decidir e agir. Acredite e desenvolva seus recursos internos. Com conhecimento, você tem poder sobre o desenvolvimento da própria vida. Você tem o poder de decidir que crenças, valores e recursos serão ativados e qual comportamento eles terão em sua vida.

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br