08 fev O caminho do desenvolvimento mental
Da mente material para a espiritual
A reação predominante da humanidade, ainda, é através de estímulos de natureza instintiva ou emocional. O lado material da mente ou consciente esquerdo é voltado aos níveis mentais concretos – ao mundo exterior. O lado espiritual da mente ou consciente direito é voltado aos níveis intuitivos – ao mundo interno.
Como se alcança uma percepção mais real da existência?
– Quando os dois lados estão em atividade conjunta e harmônica.
Como cruzar a ponte entre o lado material e o espiritual da mente?
– Estando aberto à instrução interna, que emerge dos níveis profundos do ser e à medida que a mente silencia.
O lado material da mente ou consciente esquerdo cria pensamentos. É formado pela: mente concreta, mente intelectual e mente psíquica. Pensar é uma atividade que fixa a mente em coisas concretas, externas e visíveis. Para sair da distração da mente, deve -se aprender a controlar o pensamento. Ao estar consciente do próprio estado de distração, consegue-se centralizar sua energia mental e direcioná-la para níveis mais elevados da existência.
A mente intelectual, quando desenvolvida, a pessoa percebe que não precisa seguir tudo o que os sentidos indicam. Essa parte intelectual da mente precisa, também, ser educada para desenvolver-se. Se isso não ocorrer, regride e se incorpora à mente concreta.
A mente psíquica capta ideias superiores de níveis muito mais profundos do ser. A influência dos níveis superiores na mente faz com que os condicionamentos mentais sejam dissolvidos.
Lembre-se, a mente sempre deve ser educada, instruída e ampliada, com o desenvolvimento
de atitudes de obediência aos impulsos dos níveis superiores e da humildade.
O lado espiritual da mente ou consciente direito tem três subníveis: a mente espiritual, a mente abstrata e o intelecto superior. A mente espiritual ensina ao lado material uma nova forma de se relacionar com tudo. A energia da mente abstrata dissolve o lado material da mente.
A hierarquia espiritual, interna, do planeta, trabalha com os seres humanos no nível mental abstrato ou em níveis superiores. O intelecto superior capta o impulso da mônada ou da hierarquia. Deve-se irradiar esses impulsos para o todo, a serviço, e não para si.
Resumindo:
O lado material da mente ou consciente esquerdo compreende a mente concreta, mente intelectual e mente psíquica.
O lado espiritual da mente ou consciente direito compreende a mente espiritual, mente abstrata e o intelecto superior.
Quais os passos para o desenvolvimento mental?
-
-
- Pacificação da mente concreta.
- Aspiração para desenvolver a mente intelectual.
- Humildade e obediência para desenvolver a mente psíquica.
- Captação de pensamentos superiores para desenvolver a mente abstrata.
- Dedicação ao serviço altruísta para desenvolver o intelecto superior.
-
A mente comum não tem acesso à vida interna, portanto, não faz a ponte entre a mente e o coração. A hierarquia espiritual nos instrui sobretudo por meio do coração.
O requisito para o trabalho com a hierarquia é cultivar um sentimento de cuidado por tudo e por todos. Sentimentos de desapego, autoesquecimento, serenidade ou ausência de conflitos psicológicos e dar maior importância ao Plano Evolutivo.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência:
Trigueirinho Netto, José – Trabalho espiritual com a mente – Irdin – 2018 – Minas Gerais.