14 set Crie uma nova realidade
Suas crenças, de certa forma, negam a mudança que você deseja alcançar. Se você não acredita que pode alcançar determinada mudança, essa crença vai anular todas as probabilidades de que realmente você pode mudar. Se você acredita que não pode realizar algo, vai descobrir, inconscientemente, uma maneira de evitar que a mudança aconteça. Você vai encontrar uma forma que justifique suas crenças.
Em qualquer trabalho de mudança, os sistemas de crença devem ser investigados. Para que você possa alcançar o que deseja, há a necessidade, antes de tudo, de trabalhar sua crença limitante.
As crenças podem ser conscientes ou inconscientes. Para criar conscientemente a sua realidade, você deve compreender a importância de se trabalhar as crenças.
Trabalhar as crenças que limitam o poder criativo de sua mente é se conscientizar, trazer à luz, as crenças que estão em nível inconsciente, ou seja, nas sombras de seu inconsciente.
Dores e sofrimentos emocionais têm como causa o medo, que do seu passado se projeta em sua realidade atual.
Identificando suas crenças negativas inconscientes, você poderá ter um futuro sem dor emocional. São suas crenças que ativam e perpetuam as lembranças de um passado cheio de medos, angústia, raiva, tristeza, etc…
A qualquer momento de sua existência, você pode recomeçar e escolher sentir amor ao invés do medo. Ressignificando crenças conscientes de medo, você acessará as energias de amor, em nível de sua alma, e equilibrará a energia do medo de sua personalidade.
O desequilíbrio energético que lhe traz mal-estar é consequência da falta de sintonia entre a sua personalidade e a sua alma. Quanto maior for a falta de sintonia, maior o desequilíbrio, a dor e o mal-estar.
Sem a devida atenção ao mal-estar emocional, a energia negativa se acumula e poderá se manifestar no corpo em forma de doenças físicas.
Quando se compreende que o mal-estar e a dor são sinais positivos para corrigir ideias, pensamentos, sentimentos negativos, você se liberta dos medos que se apossaram de sua personalidade e melhora a sintonia com sua alma. A plenitude é resultado da sintonia entre a personalidade e a alma.
Para criar uma nova realidade, você precisa identificar o que deseja. Examine a sua situação atual. Compare o estado atual com o estado desejado. Após essa identificação, determine quais são as habilidades e recursos necessários para atingir o estado que você deseja. Examine quais são as interferências que estão surgindo que estão sabotando seus melhores esforços.
Os aspectos que influenciam a mudança são: a fisiologia, estratégias, congruência e sistema de crenças. Qualquer mudança será influenciada por um desses fatores.
Sua fisiologia e estratégias mostram o “saber como fazer a mudança”. Como você vai executar um comportamento específico.
A congruência e as crenças referem-se a “querer fazer” ou “se dar a chance” de fazer. Você deve assumir o compromisso pessoal e pleno, sem conflitos internos, sem conflitos com outras pessoas, para ser capaz de atingir o objetivo. Você tem de acreditar que pode conseguir o que quer.
Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo. Henry Ford
As crenças são uma das estruturas mais importantes do comportamento. Quando você acredita realmente em algo, você se comporta de forma congruente com a crença. Portanto, conscientize-se de suas crenças limitantes para ficar congruente com a mudança que deseja.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
DILTZ, Robert – Crenças: caminhos para a saúde e o bem-estar – SP, Summus, 1993.
BARRETT, Richard – Um guia para libertar a sua alma – SP, Cultrix, 2000