24 nov Melhore sua autoestima
Ter uma autoestima saudável é fundamental para seu equilíbrio e felicidade. Quando se tem baixa autoestima, as pessoas não se sentem bem, tem uma autoimagem negativa e vivem com dúvidas sobre si mesmas. A baixa autoestima pode nos levar a esconder nosso eu verdadeiro, por vergonha. Utilizamos mecanismos de defesa e reprimimos nosso potencial.
O que nos leva a ter baixa autoestima?
Como bebês sentimo-nos felizes de ser como somos e não temos expectativas de nos tornar diferentes. Com o passar do tempo, adquirimos autoconsciência e passamos a enfrentar vários desafios e ameaças. De acordo com pesquisadores, a baixa autoestima é consequência da educação, maus tratos, violência sexual, traumas, aparência física, sexo e fatos cotidianos da vida.
O fator fundamental é a qualidade dos relacionamentos vividos na infância. Quando a mãe é receptiva e sensível, a criança desenvolve sentimentos positivos sobre si mesma e a capacidade de se relacionar, intimamente, na vida adulta. Quando não se consegue desenvolver laços afetivos com a mãe, a consequência é angústia persistente com relação ao abandono ou à rejeição. Conforme a criança cresce, as mensagens de pessoas significativas são muito importantes para a autoestima. É fundamental, para a autoestima, que a criança receba mensagens diretas, claras e consistentes, para se sentirem amadas e valorizadas.
A autoestima dos pais também exerce efeitos sobre os filhos. Estudos mostram que crianças de pais separados e crianças abandonadas podem ter uma percepção mais baixa sobre si mesmas.
Outros fatores que prejudicam muito o lado emocional são: o alcoolismo e doenças na família.
Quais os benefícios da alta autoestima?
- Você passa a olhar para si e aceita-se melhor.
- Adquire maior clareza para saber o que quer da vida.
- Sente-se mais relaxado e confiante para enfrentar o estresse da vida.
- Sente-se mais otimista, mais confiante, mais criativo e feliz.
- Tem mais disposição para assumir responsabilidades e mais independência.
- Pratica uma escuta mais atenciosa dos outros.
- Sente-se mais equilibrado; mais disposto a dar e receber amor.
- Sente-se mais confortável em ambientes sociais.
- Sente-se capaz de falar sobre suas falhas e acertos.
- Sente-se estimulado, motivado e entusiasmado.
Para que você supere limites e obtenha mudanças positivas, é necessário realizar um processo de autoexploração e percepção. Este é o melhor investimento que você pode realizar para sua melhora; para a melhora de sua autoestima. Tenha a coragem de fazer acontecer a mudança que você quer em sua vida. Tome seu destino em suas mãos. Você merece esse esforço. Uma alta autoestima causa um sentimento de maior amor por nós mesmos e pelos que nos rodeiam. Faça uma extraordinária mudança na qualidade de sua vida, olhe para si mesmo e aumente sua autoestima.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência: SHEEHAN, Elaine – Baixa autoestima – Esclarecendo suas dúvidas – Guias Ágora,