Lidere a si mesmo

Aprenda e desenvolva a habilidade essencial de liderar a si mesmo, para ter sucesso pessoal e profissional.  Ao realizar uma mudança interior, de dentro para fora, as emoções, pensamentos e ações ficam congruentes com seus objetivos, você consegue o equilíbrio interno e alcança resultados positivos para você e para as pessoas a sua volta.

Para conquistar autoliderança, é fundamental despertar e estar consciente de padrões repetitivos, desejos, pensamentos e crenças limitadoras. Quando se alcança a liderança interior, a satisfação pessoal refletirá na vida profissional.

Ser líder de si mesmo é ter a capacidade de gerir as próprias ações, pensamentos, sentimentos e emoções. A primeira etapa é o autoconhecimento, adquirindo consciência de seus pontos fortes e fracos; crenças, valores, dons e talentos; e, a segunda etapa é desenvolver a inteligência emocional.

Crenças são estruturas muito importantes de nosso comportamento.  Nossos comportamentos são manifestados de acordo com o que acreditamos. Há vários tipos de crenças. Quando não se acredita que pode alcançar um objetivo não há esperança em atingi-lo. Algumas pessoas não mudam  quando têm crenças, que, de alguma forma, negam a mudança que desejam conseguir. Quando se acredita que não pode fazer algo, cria-se, inconscientemente, uma maneira de evitar que a mudança aconteça. Para mudar crenças, é necessário identificá-las, analisá-las e ressignificá-las.

Inteligência emocional é a aquisição de autoconhecimento emocional, quando você consegue identificar suas emoções com mais facilidade. Os cinco pilares da inteligência emocional, para serem trabalhados são: o conhecimento de  suas emoções e as ações que você tem em resposta aos estímulos. Aprender a ter o controle de suas emoções; ter automotivação; empatia e construir relacionamentos saudáveis. A inteligência emocional é um dos principais fatores para ter sucesso na profissão, na relação interpessoal e para a automotivação. O desenvolvimento da inteligência emocional gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida.

Coloque a intenção de mudar, convença-se de que você pode mudar, evoluir e ser seu próprio líder. Quando queremos mudar algo na vida pessoal ou profissional, primeiro, devemos fazer as transformações internas. Quando você melhora, internamente, você melhora e progride profissionalmente. E para liderar pessoas, é vital que se lidere a si mesmo, primeiro.

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referências:

MARQUES, José Roberto – Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança – Editora Ser Mais

DILTS, Robert – Crenças – caminhos para a saúde e o bem-estar –Summus Editorial