Líder ou chefe?

Líder e chefe são dois estilos bastante distintos. Atualmente, o mercado exige um estilo de liderança voltado às pessoas, para inspirá-las e motivá-las. As diferenças entre ser um líder e ser um chefe são muito grandes.

Líder

– é focado mais em pessoas, inspira ações, motiva e desenvolve os liderados; é um exemplo para a equipe, coloca os créditos pelos resultados para toda a equipe; corrige erros; tem como objetivo desenvolver e implantar o conceito de capital humano na organização; auxilia as pessoas a estabelecer uma missão, visão e foco no futuro; gera desenvolvimento e aprendizado em seus liderados; faz junto, é admirado, corrige erros, assume riscos e é criativo.

Chefe

– dá ordens, comanda as pessoas; enxerga dificuldades como grandes problemas a serem resolvidos, busca culpados; é temido, tem medo, demonstra autoridade, sabe tudo e é um fazedor.

Características de líderes que falharam

– intimidam; são ríspidos

– frios, arrogantes

– traem a confiança de subordinados e pares

– muito ambiciosos

– problemas específicos de performance

– incapazes de pensar estrategicamente

– incapazes de delegar ou trabalhar em equipe

– têm dificuldade de se adaptarem ao superior, quando há um.

É importante conhecer essas diferenças, pois o mercado, atualmente, exige um estilo de liderança, com as características e habilidades de um líder e não de um chefe, que se tornou obsoleto.

As características e habilidades de um líder podem ser desenvolvidas e aprimoradas com o Programa Qualidade de Vida Profissional, que utiliza abordagens e métodos eficientes, para construir relacionamentos saudáveis, equipes de alta performance e alcançar os resultados que se deseja.

Leia também, o artigo “Características de um bom líder” – neste blog:  https://sermelhorepleno.com.br/caracteristicas-de-um-bom-lider/

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referências:

MARQUES, José Roberto – Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança – Editora Ser Mais



WhatsApp chat