08 set Lei do equilíbrio: a harmonia entre o dar e receber
A lei de dar e receber é estabelecida por nossa consciência. O universo trabalha por meio de trocas dinâmicas. Nada é inerte. Nosso corpo, mente e energia interagem, constantemente, com o universo. A harmonia, nessa interação, é consequência do trabalho feito pela lei do equilíbrio, ou lei do dar e receber. A troca harmônica resulta em saúde com fluxo da energia vital.
O dinheiro é um dos símbolos da energia vital, que nos vem como consequência dos serviços prestados ao universo. Quando mantemos o dinheiro sempre circulando, essa energia continua retornando para nós.
Da mesma maneira, os relacionamentos dependem do dar e receber. Na prática, se queremos amor, temos de dar amor primeiro. Se queremos alegria, temos de dar alegria e assim por diante. Na lei do dar e receber, o mais importante não é algo material. Podemos doar afeto, um olhar bondoso, elogio, uma oração. Podemos oferecer, mentalmente, uma bênção a alguém e desejar felicidade, que são doações preciosas e poderosas.
Uma condição essencial para um relacionamento ser bem-sucedido, é manter o equilíbrio entre o dar e o receber. Como nem todos podem dar de tudo, bem como nem todos podem receber tudo, o limite é dar o que pode e naquilo que o outro pode receber. É necessário ter o cuidado de dar somente o que o outro pode receber. E desejar e receber somente o que outro possa dar.
Você expressa o que deseja?
É necessário dizer o que se deseja do outro e de forma assertiva, sem deixar o outro na expectativa de que não poderá satisfazer. Segue um simples exemplo. Se você pedir por mais atenção, o outro não saberá se isso foi satisfeito, porque trata-se de algo abstrato. Pelo contrário, se você pede ao outro para acompanhá-lo em uma caminhada, por meia hora, ele vai saber exatamente o que você quer e saberá quando foi cumprido.
A qualidade de um relacionamento de casal é reconhecida pelo tipo de troca existente. Em uma relação saudável, o equilíbrio está em dar um pouco mais do que acabou de receber e o outro retribui com um pouco mais do que recebeu. A troca positiva vai aumentando. Com isso, não se consegue se separar, caso considere que o parceiro ainda não é o certo ou que busca por maior independência. Nessa situação, somente pode dar e receber pouco.
Um relacionamento adulto floresce, quando existe a necessidade de equilíbrio combinada com amor. As duas coisas juntas enriquem o intercâmbio. Bert Hellinger
A lei do equilíbrio também se aplica em um plano mais negativo. Quando um comete algo ruim ao outro, aparece o desejo de vingança. É o desejo de compensação, e é irresistível. O outro vai se sentir no mesmo direito e haverá um aumento progressivo na troca negativa, no relacionamento. A infelicidade aumenta. Trata-se de um vínculo negativo íntimo e prejudicial a todos os envolvidos. No entanto, o parceiro que sempre perdoa, coloca o relacionamento em risco.
A solução é vingar-se do outro com amor. Causar mal ao outro em um grau menor. Com essa dinâmica, rompe-se a troca negativa e o casal pode retomar a troca positiva.
Quando um parceiro é sufocado pelo outro que dá muito, não dando oportunidade para a compensação, logo aparecerá a raiva daquele que muito recebeu e ele deixa o relacionamento.
Lembrando que essa lei do equilíbrio não funciona da mesma forma, na relação com os pais e professores. O que recebemos dos pais é algo muito grandioso e não pode ser compensado. A compensação será feita com os próprios filhos ou por meio de serviços aos outros.
O ser humano tem como qualidade ajudar. Costumamos ajudar uns aos outros, mas quando recebemos sem retribuir, fica difícil manter o que nos deram. Quando retribuímos, fica fácil manter o que recebemos, feliz e livremente.
Sem equilíbrio, nenhuma relação funciona de forma positiva.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
HELLINGER, Bert – Constelações Familiares – São Paulo – Ed. Pensamento-Cultrix – 2010
HELLINGER, Bert – O amor do Espírito na Hellinger Sciencia – Belo Horizonte – Atman, 2015
HELLINGER, Bert – Para que o amor dê certo – São Paulo, Cultrix, 2006
HELLINGER, Bert – Meu trabalho. Minha vida. – São Paulo – Cultrix, 2020.
HELLINGER, Sophie – A própria Felicidade – V. 1, Brasília, Trampolim, 2019
CHOPRA, Deepak – As Sete leis espirituais do sucesso – São Paulo, Best Seller, 1994