17 jun Desapegue-se! O apego acorrenta.
“Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de si. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo.” Osho
Você sofre ou já sofreu algum apego a pessoas, coisas, experiências do passado, pensamentos, emoções, que criou sofrimento?
Temos a crença de que nossa felicidade está em coisas externas. Buscamos amor, validação, atenção ou realização no mundo externo e nos prendemos a sentimentos de posse, de ciúme, de dependência emocional. Podemos nos apegar, excessivamente, a pensamentos e sentimentos que ligam nossa energia mental a pessoas ou problemas. Ficamos presos em um círculo vicioso obsessivo. Criamos sofrimento para nós e para o outro. Dessa forma, não sobra tempo para viver a própria vida.
Desperdiçamos nossa energia em preocupações excessivas. Nossa mente começa a criar estorinhas que nos mantém reféns de nossas próprias criações. Essa atitude não resolve nada, causa estresse mental e emocional e nos desligamos de nós mesmos.
Com o apego a coisas, ideias, pessoas, acontecimentos, criamos dependência emocional e perdemos a capacidade de pensar, agir e de resolver problemas. Nesse estágio, não conseguimos mais cuidar de nós mesmos. Vivemos em constante medo que gera ansiedade e expectativas.
Osho ensina que o amor é a única libertação do apego e que quando amamos tudo, estamos livres. O receio do amanhã não surge, portanto o apego não aparece.
“Todas as nossas misérias e sofrimentos não são nada mais do que apego. Toda a nossa ignorância e escuridão é uma estranha combinação de mil e um apegos. O apego é a causa de estarmos inconscientes.” Osho
Conscientize-se de seu apego, de sua dependência emocional. Pergunte-se: “em que pensamentos e sentimentos acredito, que estão me levando ao apego?” Analise se são verdadeiros. Se considerar que são verdadeiros, que consequências estão trazendo para sua vida? Se a resposta for reações emocionais e sofrimento, escolha mudar esses pensamentos e sentimentos, para poder mudar suas ações e obter o que quer em sua vida.
Saia da ilusão do controle. Ninguém é de ninguém. Cada um de nós tem o seu plano de vida a realizar. Há uma sabedoria que guia e conduz tudo aqui na Terra. Volte-se para seu interior e entregue-se à essa consciência maior. Adquira autoconhecimento, conheça suas crenças e sua maneira de pensar, seus preceitos, convicções e sua visão de mundo.
Desapegue-se de tudo que gera pensamentos, sentimentos e emoções negativas. O apego escraviza. O desapego liberta. Procure harmonizar-se internamente e estar consciente de si mesmo. Viva sua vida o mais consciente possível, para ampliar sua percepção, criar desapego, maior positividade e alegria.
Liberte-se e assuma seu poder interno de pensar, sentir e agir, com equilíbrio, com harmonia e paz.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
Riso, Walter – Desapegue-se! Como se Livrar do que nos Tira Energia e Bem-estar – Editora L&PM, 2015.
Osho em O Livro dos Segredos
Beattie, Melody – Co-dependência Nunca Mais – 9ª. Edição – 2005 -Editora Record – RJ.