Crie hábitos saudáveis para ter qualidade de vida

Nosso cérebro é um biocomputador e funciona com programas que instalamos. Os programas vieram de nossos pais, avós, tios, professores e de pessoas que tivemos contato na fase da infância, em conjunto com nosso ambiente, cultura e sociedade da época. Os programas são ativados automaticamente e seguimos uma programação que não é nossa, o que nos torna reativos em nossas experiências durante a vida. Costumamos, também, acreditar em crenças, limites e preceitos prejudiciais ao nosso desenvolvimento, que foram adquiridos de outras pessoas, sem qualquer questionamento.

Pensamentos causam emoções e estas fazem o cérebro liberar substâncias químicas para a corrente sanguínea. Podemos ter como resposta o estresse apenas com o pensamento. Sempre existe um padrão de pensamentos e emoções, quando estamos ansiosos, angustiados e depressivos. Somos viciados em nossos pensamentos e nossos pensamentos podem, literalmente, nos deixar doentes, ou serem a causa da criação de uma vida melhor.

Com os pensamentos podemos criar nossa realidade negativa ou positiva. Podemos mudar nossos corpos só com os pensamentos.

Palavras que usamos

O cérebro é programado por nossas palavras, ou seja, o que falamos são ordens a serem executadas. As palavras são poderosas e dirigem nossos pensamentos, por isso devemos tomar consciência e ter um cuidado especial sobre tudo que falamos. Quando mudamos nossas palavras, podemos mudar nossa energia e o efeito sobre as outras pessoas.

Outro poder vem das perguntas que formulamos para nosso cérebro. O cérebro faz uma busca automática para responder as perguntas que fazemos. As perguntas, quando feitas com determinação, podem mudar os estados emocionais, o comportamento e o sentimento.

Você coloca o foco nas coisas que não quer ou naquilo que quer?

Quando seu foco está no problema, você fica preso emocionalmente ao passado e limitado para alcançar a solução. Ao contrário, quando foca na solução, sua energia muda e seu cérebro traz possibilidades para resolver o problema.

Exemplos:

Foco no problema                                                       Foco na solução

Por que não tenho dinheiro?                                                           Por que tenho dinheiro o suficiente?

Por que não sou bom no que faço?                                                Por que sou tão bom no que faço?

Por que a vida é tão injusta comigo?                                             Por que a vida é tão generosa comigo?

Hábitos

“Somos o que repetidamente fazemos: a excelência, portanto, não é um feito, mas sim um hábito.”   Aristóteles

Temos muitos hábitos, porque nosso cérebro aprende por repetição e se condiciona. Possuímos, também, hábitos emocionais. O significado disso é que cada vez que nos sentimos mal, nosso cérebro cria esse hábito. O mesmo acontece para sentimentos bons. Cada vez que repetimos o comportamento, a conexão neural fica mais reforçada. Costumamos experimentar esses sentimentos automaticamente.

O bom é que é possível mudar o que pensamos e sentimos, com força de vontade e determinação, e construir novos hábitos saudáveis.

Precisamos condicionar nosso cérebro com hábitos emocionais saudáveis.

Como fazer isso?

– Tenha uma clara intenção, que é uma visão específica do que você quer no futuro.

– Quem você quer ser no futuro?

– O que você quer sentir no futuro?

– Combine essa visão com uma emoção elevada. Pode ser uma emoção sincera de gratidão ou inspiração, alegria ou liberdade.

– Faça ensaios mentais. O cérebro não sabe diferenciar um ensaio da realidade.

– Fique alerta e consciente do foco que coloca em seus pensamentos, palavras e perguntas. O foco está aproximando você do seu objetivo ou está afastando-o do que você quer?

Quanto mais tempo se dedicar a sentir esse novo estado de ser, mais rápido o resultado de seu novo futuro surgirá, no momento presente.

Sua conquista por mais qualidade de vida dependerá da consciência que colocar em seus pensamentos, emoções e palavras, para poder mudar seus comportamentos, ou hábitos emocionais.

 

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

 

Referências:

Monteverde, Izabel – Pensamentos determinam vidas: seu cérebro ao alcance de suas mãos, RJ, Qualitymark, 2007.

Dr. Dispenza, Joe – Curso Cura-te: o poder da tua mente, Younity Portugal, 2021.

St. John, Noah – O código secreto do sucesso: Viva com mais riqueza e felicidade, RJ, BestSeller, 2012



WhatsApp chat