20 set QUALIDADE nos RELACIONAMENTOS
A conexão com outras almas é a emoção humana mais compartilhada. Gostamos de compartilhar o sucesso com alguém. Aprenda estratégias fundamentais para ter relacionamentos bem-sucedidos.
Conheça os valores e regras da pessoa com quem compartilha um relacionamento
Mesmo havendo amor, se você não conhece os valores e regras do outro, estará sujeito a conflitos, tensão e transtornos no relacionamento.
Converse com a pessoa e pergunte:
“Quais são os seus valores mais altos em um relacionamento?”
“O que precisa acontecer para sentirmos que esses valores estão sendo atendidos?”
Encare um relacionamento como um meio para dar e não para receber algo.
A maioria das pessoas busca alguém para se sentir bem ou para satisfazer alguma necessidade não suprida por si mesma. Pergunte-se: “o que é mais importante, estar apaixonado ou estar certo?” Tenha estratégias para romper o padrão de insistir que está certo, por exemplo, sorria por um momento, peça para continuar a conversa mais tarde; vá tomar água, respire…
Enfrente o problema imediatamente, não deixe que ele fuja ao controle.
Conforme a dra. Bárbara DeAngelis, amiga de Anthony Robbins, há quatro estágios de padrões destrutivos que podem destruir o relacionamento:
Resistência – quando você não aprova alguma atitude/comportamento do outro e se irrita. Assim que sentir resistência, expresse seus sentimentos a respeito.
Ressentimento – quando você não lida com a resistência, acumula ressentimento. Ao invés de irritado, você vai ficar furioso. Nessa fase, levanta-se uma barreira emocional e destrói a emoção de intimidade.
Rejeição – quando há muito ressentimento acumulado, a pessoa vai buscar magoar e atacar o outro, seja verbalmente ou não.
Repressão – deriva da rejeição e para diminuir a dor, cria apatia emocional. É quando os amantes se tornam colegas de quarto, nunca brigam, mas não há mais relacionamento.
Coloque prioridade para os seus relacionamentos
Reserve um tempo para conversar sobre o que está lhe afetando. Quando sentir resistência, expresse seus sentimentos da seguinte forma: “Eu me sinto muito aborrecido, quando você faz isso.”
Coloque foco, diariamente, para tornar seu relacionamento cada vez melhor
Jamais ameace o próprio relacionamento, se quiser que ele dure. Jamais questione se o relacionamento vai dar certo ou não. Nunca ameace romper o relacionamento.
Reforce seus sentimentos de conexão, renove os sentimentos de intimidade e atração
Combine saídas noturnas, surpreenda o outro com algo romântico e divertido. Troque carinhos e beijos. Crie momentos especiais para tornar seu relacionamento um modelo.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência: ROBBINS, Anthony – Desperte o Gigante Interior – 12ª. Ed. Rio de Janeiro – Ed. Record