Assuma o controle financeiro

O que significa dinheiro para você?

Muitas pessoas fazem coisas além de suas limitações do passado, para ter mais dinheiro. Dinheiro é uma energia poderosa, que pode ser associada à dor ou ao prazer.  Muitos destroem relacionamentos familiares e de amizades, bem como, a saúde, para ter mais dinheiro. Na realidade, o dinheiro é apenas um meio para realizar desejos, sonhos, orgulho, inveja e até desprezo. Habituamos a associar a falta de dinheiro a algumas emoções bem enfraquecedoras: ansiedade, raiva, humilhação, o sentimento de sufoco e assim por diante.

O que muitos não sabem é que apenas dinheiro não liberta ninguém. Por outro lado, uma liberdade financeira maior e o controle das finanças oferece maiores oportunidades para a expansão, o compartilhamento e para a criação de valores para si e para os outros.

Portanto, a questão é: “por que a maioria das pessoas não consegue ter abundância financeira? O que está por detrás desse resultado?

De acordo com Robbins, a maioria não consegue alcançar abundância porque tem conflitos internos de valores e crenças.

“O motivo mais comum para a maioria das pessoas não alcançar o sucesso financeiro é ter associações mistas sobre o que seria preciso para ganhar mais dinheiro, e também sobre o que significaria ter um excesso de dinheiro, isto é, dinheiro além do que seria necessário para sustentar seu atual estilo de vida.” (Robbins, 12ª. Ed. 2000, p.568)

Nosso cérebro precisa de um propósito claro e objetivo para buscar o que necessita para sua realização e para evitar o que deve ser evitado. Quando enviamos sinais incongruentes, obtemos resultados não satisfatórios. Por isso, é importante programar/condicionar a mente, o cérebro para o sucesso financeiro. Temos pensamentos, desejos e crenças que anulam o que desejamos alcançar. Por exemplo, quando queremos mais dinheiro para ter liberdade, mas ao mesmo tempo, acreditamos que dará muito trabalho, que teremos de trabalhar muito e que ficaremos idosos sem usufruí-lo. Fazemos associações negativas ligadas ao dinheiro.

Outro motivo para muitas pessoas não fazerem o controle financeiro é achar que dá muito trabalho, que é muito complexo e, assim, entregam a terceiros as decisões financeiras. A ajuda financeira profissional é importante, mas devemos assumir a responsabilidade para aprender e trilhar nosso próprio caminho.

Outra crença limitante, com relação ao sucesso financeiro, é o conceito de escassez. A grande maioria das pessoas não enxerga o mundo como abundante, mas com recursos limitados e isso gera muita tensão.

Toda riqueza começa na mente!

 A chave para a riqueza é ter sempre mais valor, mais habilidade, mais capacidade, mais inteligência, conhecimento especializado, talento, criatividade e contribuir em grande escala.

“O verdadeiro propósito de qualquer empresa é criar produtos e serviços que aumentem a qualidade de vida para todos os clientes que atende.”  (Robbins – 12ª. Ed. 2000, p.573).

Conforme Robbins, você vai ganhar cada vez mais à medida que contribui com mais valor. O que é necessário para isso, é expandir conhecimento, habilidade e capacidade de sempre dar mais. É fundamental a autoeducação.

Pergunte-se:

 “como posso contribuir mais para a empresa?” 

“Como posso acrescentar mais valor naquilo que faço, que ofereço.?”

“Como posso melhorar a qualidade de meus serviços ou produtos?”

Lembre-se de que a qualidade começa em você. Aprimore-se, estude, aprenda novos caminhos, novos conceitos, novas capacidades, habilidades, procure ajuda profissional e coloque todo seu valor a serviço da vida, das pessoas e do mundo.

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referência:

ROBBINS, Anthony – Desperte o Gigante Interior – 12ª. Ed. – 2000 – Rio de Janeiro – Ed. Record.



WhatsApp chat