Palavras afetam o estado emocional

Você tem consciência do impacto que suas palavras habituais causam em sua vida e na de outras pessoas?

Quando utilizamos as palavras, por exemplo, “furioso”, “deprimido”, “humilhado” ou “inseguro”, começamos a criar o problema de classificar qualquer forma de sensação negativa, com essas palavras. Muitas vezes, nossa experiência não corresponde, com precisão, ás palavras pronunciadas. Assim, criamos o rótulo de algo “devastador”, para experiências “pouco aflitivas”.

Costumamos utilizar os mesmos padrões de palavras para descrever diferentes experiências frustrantes. Todos nós podemos sentir as mesmas sensações, mas a forma como as organizamos torna a nossa experiência singular.

Com o conhecimento do poder das palavras, podemos atenuar ou mudar a intensidade da experiência. Portanto, as palavras, pelas quais descrevemos a experiência, tornam-se o nosso padrão de experiência.

Podemos conscientemente mudar as palavras que usamos para descrever nossos estados emocionais, ou, pelo contrário, continuamos a criar mais dor em nossas experiências.

De acordo com a interpretação dada, para uma mesma experiência, as sensações são diferentes para cada pessoa. A maneira como rotulamos cada experiência altera as sensações em nosso sistema nervoso. As palavras, de fato, criam um efeito bioquímico. Quando as utilizamos, repetidamente, elas influenciam nossa avaliação e nossos pensamentos. Elas moldam nosso destino.

Quando você utilizar palavras que o enfraquecem, substitua-as por outras que o fortalecem. Mudar apenas a palavra não altera sua experiência, mas, se você romper padrões, com a mudança das palavras, pode mudar o resultado da experiência.

Experimente mudar as palavras, para alterar seu estado emocional. Seguem alguns exemplos:

Ao invés de dizer:Diga:
Discussão ou conversasDebates animados
Estou aborrecidoEstou apenas um pouco aborrecido
Estou deprimido  
e acrescente:   
Estou me sentindo um pouco para baixo
Estou melhorando
Tenho de fazer issoPosso fazer isso ou Escolho fazer isso
Estou ansiosoEstou um pouco apreensivo
Sou um solitárioEstou disponível
Estou irritadoEstou estimulado
Estou com medoEstou inquieto

Se você costuma usar frases como “sou um suicida”, aumenta sua dor emocional a um nível muito elevado, o que afeta sua qualidade de vida. Use: “sinto a maior frustração” ou “estou irritado”. Desta forma, você se coloca em posição para resolver o problema.

Ao mudar uma palavra, você altera o padrão por completo. Você para de se projetar para o mesmo nível de dor e permanece em estados mais criativos.

Procure praticar a mudança de suas palavras, quando descrever suas experiências e, assim, aumentará sua qualidade de vida, a partir do momento em que começa a alterá-las.

Faço um convite para você, pegue todas as emoções negativas que já experimentou e baixe sua intensidade para que percam força e impacto sobre seu estado emocional. Pegue todas as emoções mais positivas e as intensifique, para levá-lo a um estado superior.

Quer ter mais prazer na vida e menos dor? Comece a usar palavras que enfraqueçam a emoção negativa e cria estados mais positivos.

Procure se autoperceber utilizando a palavra antiga e, imediatamente, rompa o padrão substituindo-a pela nova.

Se você quer mesmo realizar mudanças, pratique alterar suas palavras, para um nível mais positivo e criativo.

Assuma o controle, utilizando palavras fortalecedoras, que elevam ou baixam a intensidade emocional, conforme o caso.

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

Referência:

ROBBINS, Anthony – Desperte o Gigante Interior – 12ª. Edição – Editora Record



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site

WhatsApp chat