30 nov A desidentificação com o ego e a personalidade integrada
Reconhecemos a identificação com o ego, por meio da poluição de pensamentos, emoções, experiências e comportamentos disfuncionais negativos. O caminho é desarmônico com as energias do amor, que causa muitos conflitos e desequilíbrios em geral.
Acreditamos que somos o ego, conteúdo distorcido, limitado e negativo; com raiva, ira, ganância, orgulho, medos, desejos, irritabilidade, intolerância, impaciência, rancor, revolta, incompreensão e demais negatividades. Achamos que não erramos, julgamos e condenamos os outros por seus atos.
Cada ser humano, individualmente, é responsável por seus pensamentos, emoções e sentimentos e por sua transmutação. Neste momento, vivemos tempos desafiadores com a finalização de um ciclo planetário. São tempos de expurgação de emoções e sentimentos. É uma grande oportunidade para crescer, evoluir e alcançar a própria luz, transformando-se interiormente. É o momento para se olhar internamente, sem culpa e sem medo, e curar feridas e traumas.
A cada existência, renascemos com uma personalidade totalmente diferente, mas somos o mesmo. A personalidade não é o Ser e dentro da lei da hereditariedade, ela herda muitas coisas que não são dela. A personalidade atual pode ter de realizar coisas, que ficaram incompletas das personalidades anteriores.
Para chegarmos à integração da personalidade, devemos já ter realizado o alinhamento de seus corpos físico-etérico, astral-emocional e mental. Após esse alinhamento inferior, dos três corpos da personalidade, passamos à fase mais importante que é o alinhamento com a Alma, o alinhamento superior. A energia da Alma não pode penetrar nos três corpos pessoais, se eles não estiverem alinhados, harmonizados, calmos e em perfeita sintonia.
Como saber se os corpos estão alinhados?
- Observe se seu sentimento está acompanhando o seu pensamento.
- Se seu pensamento vem da personalidade ou se está inspirado pela Alma. Quando o pensamento vem do ego, apresenta desunião, o ego está ferido, disfuncional.
- Observe a qualidade de seus pensamentos. Como o emocional está coordenado com o pensamento.
A personalidade integrada é o mental conectando a Alma, dirigindo o emocional e dirigindo o etérico-físico.
Quais os caminhos para realizar o alinhamento com a Alma?
- Praticar os valores da essência: amor, respeito, confraternização, compreensão, verdade, honestidade, etc.
- Lembrar-se de que somos seres espirituais e na fonte somos puros e cheios de amor e paz.
- Praticar pensamentos de amor e paz, para nossos estados internos e para as pessoas envolvidas em nosso processo secular de contaminação, por erros e desarmonias.
- Praticar exercícios de concentração, que podem ser realizados na meditação.
- Procurar criar, na mente, o silêncio e a calma, em um estado de atenta vigilância; um comportamento de receptividade e de atenção.
Não espere resultados imediatos. Esteja certo de que os resultados virão, com a constância das práticas. A Alma sempre responde. O Ser é eterno. O ego é temporário. O ego deve ser equilibrado e harmonizado com energias da polaridade positiva, para servir ao Ser, à Essência.
Se a resposta da Alma é bloqueada, significa que os três corpos estão imperfeitos e impuros, tendo, assim, vibrações baixas que não acessarão as vibrações elevadíssimas do nível superior.
O alinhamento é principalmente uma questão de vibração. Portanto, temos de elevar a vibração de nossos três corpos, primeiro. O alinhamento com a Alma deveria ser o único objetivo da vida: realizar a própria natureza divina e colaborar com a evolução.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
La Sala Batà, Angela – DO EU INFERIOR AO EU SUPERIOR – 9ª. edição, 1993 – Pensamento, São Paulo-SP
Trigueirinho – áudio – https://www.irdin.org.br/site/produtos/conversas-com-trigueirinho-no-301/