23 mar O sete princípios herméticos
A história revela a sabedoria dos mestres, que reconheciam a impossibilidade de ensinar ao mundo algo que ele não estava pronto e nem queria aprender. A verdade só é compreendida por aqueles bem avançados no Caminho.
O sete princípios herméticos
I. O Princípio do Mentalismo
“O todo é mente, o Universo é Mental.” O Caibalion
O mundo ou universo fenomenal é simplesmente uma manifestação da Criação Mental do Todo, que está sujeita às Leis das Coisas Criadas.
II. O Princípio da Correspondência
“Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima.” O Caibalion
Este princípio é universal e se manifesta em diferentes níveis do universo material, mental e espiritual, sendo uma lei que abrange tudo.
III. O Princípio da Vibração
“Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.“ O Caibalion
Este princípio destaca que as variações nas diferentes formas de matéria, energia, mente e espírito são amplamente influenciadas pelos níveis de vibração. Quanto maior a vibração, maior será a posição na escala.
IV. O Princípio da Polaridade
“Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem seu par de opostos; semelhante e dessemelhante são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se encaixam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.” O Caibalion
Os “opostos” são apenas os extremos opostos da mesma essência, com uma variedade de graus intermediários entre eles. É viável transformar sentimentos de ódio em sentimentos de amor, tanto em nossa mente quanto na mente alheia.
V. O Princípio do Ritmo
“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.” O Caibalion
Todos os aspectos da vida demonstram um constante vai e vem, um fluxo e refluxo, um movimento de atração e repulsão, assemelhando-se a um pêndulo, uma maré ascendente e outra descendente, uma maré alta e uma maré baixa, entre os opostos que coexistem, conforme o Princípio da Polaridade.
VI. O Princípio de Causa e Efeito
“Toda Causa tem seu Efeito; todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso nada mais é que um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.” O Caibalion
Cada coisa ocorre conforme a Lei, nada acontece sem motivo; o acaso não é real.
VII. O Princípio de Gênero
“O Gênero está em tudo; tudo tem seu Principio Masculino e seu Princípio Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos.” O Caibalion
Cada princípio masculino incorpora o princípio feminino; da mesma forma, cada princípio feminino incorpora o princípio masculino.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referência:
O caibalion: estudo de filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia / Três Iniciados; 2ª. ed. – São Paulo: Editora Pensamento Cultrix, 2021.