Ser sincero consigo mesmo é a chave do despertar

O ponto de partida é você mesmo. Tudo começa em você. Quando você consegue ser sincero consigo mesmo, pode ser sincero com qualquer pessoa.

Reflita: “Você pode ser totalmente sincero consigo mesmo?”

Ser sincero consigo mesmo significa ir além da culpa, do julgamento, do tenho que, do deveria e não deveria ser. É você não reprimir qualquer parte de si que ainda esteja em conflito.

*Sinceridade e honestidade são expressões da natureza do Ser.

O que é Sinceridade:

Sinceridade é ser honesto, transparente consigo mesmo e com o outro. Sinceridade é mostrar ao outro a verdade ou opinião sem criticá-lo, deixando claro sua posição.

O que é Honestidade:

O que é verdadeiro em seus atos e declarações, não propenso a enganar, mentir ou fraudar.

*Dicionário Informal – https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/sinceridade/honestidade/

No início, ao praticar a sinceridade consigo mesmo, pode não ser nada fácil, porque você pode ver em si coisas que não quer ver. Porém, o despertar se movimenta em direção ao que está inconsciente, o que está não acordado. Sendo sincero, você permite que esse movimento aconteça e isso só ocorre, se você é autêntico e honesto consigo mesmo.

É sair completamente da ilusão, estar pronto para ver todos os apegos, todas as formas de entrar em divisão, o que permite que essa parte da jornada continue. Quando isso acontece, seu coração se abre, sua mente se abre; você se abre em níveis nunca vistos antes. Esses níveis são transcendentais da humanidade e também dentro da sua humanidade. Não há separação entre o seu Ser humano e o seu Ser divino.

A chave para ver tudo, quando quiser ver, é a sinceridade. É você estar pronto para ver tudo e verá.

Muitos se iludem com a ideia inconsciente de que iluminação é sentir felicidade completa, felicidade total e liberdade total em qualquer situação. Esta é uma crença inconsciente de muitas pessoas sobre despertar, e está equivocada.

“Se o homem não aceita sua situação e, em particular, seu estado interior como lhe parece, graças a breves iluminações da consciência do real ‘eu’ – se ele é obstinado contra todas as evidências, justificando sua Personalidade, protegendo-se por trás da lógica, legitimidade e justiça, ele virará as costas para o caminho do Acesso ao Divino e se lançará ainda mais no deserto. Ninguém pode alcançar o caminho de Acesso ao Caminho [de união com o Divino], sem antes passar por uma falência interior; um colapso moral [desilusão] de suas estruturas.” –  Boris Mouravieff, Gnose

Se você tem a percepção equivocada de que a iluminação se refere apenas à felicidade, bem-aventurança e liberdade, você será motivado a escapar das áreas de sua vida que parecem menos funcionais. No entanto, à medida que nos tornamos mais despertos, descobrimos que há cada vez mais pressão, para encontrar e lidar com as áreas de nossas vidas que estamos evitando, aonde estamos menos conscientes.

Muitas pessoas ficam com muito medo, quando começam a perceber que o despertar está levando-as a ser extraordinariamente honestas e verdadeiras a lidar com a vida como ela é.

O despertar é um estado de ser em que se adquire a capacidade de lidar com a vida como ela realmente é. Esse processo exige a saída do esconderijo em todos os níveis. O processo do despertar exige a transparência, o ser sincero consigo mesmo, em todos os níveis e ser honesto em seus atos.

 

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br

 

Referência:

Sri Aurobindo, o Yoga Integral



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site