Lei de causa e efeito: ordem e harmonia no universo

O que é lei de causa e efeito (Lei do Carma, Lei da Compensação ou Lei do Equilíbrio)?

– É um princípio universal que afirma que o acaso não existe. Carmas são pendências não resolvidas que impregnam o Ser, que terão de ser resolvidas e equilibradas posteriormente. É a energia em movimento, advindas do livre-arbítrio humano.

“Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.”  Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804-1869).

Toda ação, negativa ou positiva, corresponde a uma reação.  Muitas pessoas acreditam, equivocadamente, que alguém ou alguma experiência negativa é seu “carma”. E outras concluem que a lei do carma não existe. Imagine se pudéssemos fazer o que fazemos, ao longo de uma existência, sem que houvesse qualquer consequência para nossas ações. O resultado seria um total caos e desiquilíbrio no universo. É verdade que podemos fazer qualquer coisa, mas a ação trará suas consequências, seja de imediato ou posteriormente.

“A lei de causa e efeito, ou lei do carma, pode ser sintetizada na conhecida frase “O homem colhe o que semeia”. Segundo essa lei, as ações, os sentimentos e os pensamentos produzem efeitos que retornam a quem os gerou a curto, médio ou longo prazo.” Trigueirinho

Ao nascer, trazemos vários desafios da vida anterior, para equilibrar nessa atual. Consequentemente, trazemos, também, os aspectos positivos já conquistados. Explicando de outra forma, trazemos energias negativas e energias positivas das vidas anteriores, que são  desafios a vencer na atual. Nossa tarefa é harmonizar e equilibrar essas energias negativas internas.

Ações para reequilibrar e curar, por meio do carma
– Transformar energia em consciência, por meio das experiências.

– Agir com neutralidade e não apenas equilibrar atos negativos com boas ações.

– Desapegar-se para se libertar de tudo o que se faz, sente ou pensa.

– Dedicação e disciplina são imprescindíveis.

– Aprender a viver de forma mais positiva, renunciando a desejos, discernindo o bem do mal.

– Aceitar o carma básico, para tornar o caminho mais fácil e produtivo.

– Mudar padrões viciosos, implantando um novo estado interior para contribuir para a transformação planetária.

– Expressar a energia do amor para encarar os deveres como tarefas, para seu próprio bem.

– Orar sem colocar o foco em si mesmo ou em outro, para não criar carma, mas ter a oração como doação à Fonte da Vida.

– Ter a alma como seu núcleo de consciência mais elevado, para que, com seu auxílio, transcenda a bagagem do carma do ego, que constitui a maior parte.

Com a evolução, o ser humano deixa de considerar a lei do carma como simples maneira de compensar os erros cometidos no passado. Começa a perceber sua utilidade para alcançar o objetivo cósmico da vida. Com isso, ao percebê-la em vários níveis do universo, passa a viver, com inteligência e em sintonia com ela. Sai da mentalidade de vítima do destino e passa a colaborar com o Plano Evolutivo. O novo homem buscará o contato com sua essência divina, interior, para transcender o seu lado humano.

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br

 

Referências:

– Trigueirinho Netto, José – Além do carma –  Irdin, 2023.  Publicado originalmente em São Paulo, Pensamento, 1996

– Trigueirinho Netto, José – artigo O que é a lei de causa e efeito – Site: https://correio.news/oque/o-que-e-lei-de-causa-e-efeito

–  Trigueirinho Netto, José Além do carma / Trigueirinho. – Carmo da Cachoeira : Irdin, 2023.

–  Trigueirinho – Glossário Esotérico

 



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site