21 ago Caminhos para expandir a consciência
A consciência dirige a matéria. Dr. Sérgio Felipe de Oliveira
Alguns significados de Consciência
Percepção dos fenômenos próprios da existência; capacidade para discernir; discernimento, bom senso.
Noção do que se passa em nós; conhecimento. Conjunto de valores morais que definem certos julgamentos, ações ou intenções relacionadas com alguém ou com si próprio.
Etimologia (origem da palavra consciência). Do latim conscientia.ae.
O que é a expansão da consciência?
Expandimos a consciência, quando ampliamos a percepção sobre nós mesmos e, sobre tudo que nos cerca. Expandir a consciência é sair do automático, é viver consciente de sentimentos, emoções e reações.
Processo evolutivo
O primeiro passo evolutivo para o ser humano é buscar o contato com a alma. Ficar consciente da alma. O encontro com a alma é fundamental para evoluir, para níveis superiores de consciência.
Com a decisão de viver a vida interior, vamos viver a vida material, com desapego, a serviço, buscando a vida interior. O verdadeiro caminho é nos planos internos, nas camadas sutis. O caminho aqui na Terra é uma experiência, uma purificação, uma aprendizagem.
Preparo para níveis superiores
- Ter a inspiração para alcançar níveis superiores de consciência.
- Fazer a própria purificação.
- Alcançar o autodomínio, o autocontrole.
- Dispensar os desejos materiais, emocionais e mentais do nível humano, para ser livre de tudo isso.
Ego = padrão de uma consciência infantil
O ego é o núcleo que inclui uma síntese da consciência mental, da consciência emocional e da consciência etérica-física. Esse núcleo nos leva à identificação com a aparência. Ele só repete experiências. Sempre que estamos no nível do ego, estamos iludidos. É imprescindível transcender o ego para dar novos passos na evolução da consciência. O ego tem medo de novas experiências. Ele insiste em coisas já conhecidas.
Quando estamos vivendo em função do passado, quando estamos presos em algo do passado, quando vivemos em função do que aconteceu ontem, quando vivemos em função de algo que aconteceu anos atrás, precisamos acabar com isto. É preciso decidir acabar com isso. Isto é o velho. Isto ainda está aí, mas é o velho. Vamos ver o novo. Vamos voltar para o novo. Vamos
invocar o novo, porque o novo tem força. O novo tem força para dissolver isso. O novo tem força para mudar isso. O novo pode ser sua alma, seu Eu Superior.
Quando não nos dispomos a nos liberar do ego, vamos sempre repetir as mesmas experiências passadas e não evoluímos. É necessário ter a disposição de renunciar ao domínio do ego. Se não nos liberarmos do ego, vamos viver sempre insatisfeitos, com desentendimentos com outras pessoas, alimentando paixões, indignados ou descontentes.
A transcendência o ego requer disposição para esse trabalho interno. Caso contrário, estaremos nos iludindo. A ilusão é de que estamos dando passos verdadeiros. O ego não quer que sejamos conscientes da realidade, porque ele quer ser o guia superior. Ele nos quer iludidos da realidade para dominar.
Quando nos guiamos, internamente, não há ressentimentos, não há tristezas, não há dúvidas, não há insatisfação, não há desentendimentos, não há paixão.
Requisitos básicos para desenvolver novos padrões
- Ter coragem, disposição, profunda intenção para evoluir em consciência, renunciar ao domínio do ego. Sair do domínio da ilusão.
- Perceber quando estamos sob o domínio do ego e ter profunda inspiração para transcendê-lo.
- Observar cada situação e pensar como poderia ser útil.
- Desenvolver um plano evolutivo, com a atualização de valores da alma, para perceber mais claramente as metas e objetivos da evolução.
- Ficar mais consciente para o processo interno, para transcender o ego e libertar o Ser interior.
- Cuidar da realização interior
- Manter-se dentro de um espírito positivo, com vibração construtiva e harmoniosa.
- Renunciar ou rejeitar tudo aquilo que é contrário à evolução.
- Cuidar do que está fazendo com o pensamento. Ter o pensamento como um instrumento muito importante nessa busca do novo. Discernir o que é velho do novo.
- Sintonizar-se com a Consciência Divina, através da oração, da meditação.
- Ser compassivo consigo mesmo.
Conduzir-se pelo caminho interno é ganhar autorrespeito, sabedoria, paz e expandir a consciência.
Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br
Referências:
Dr. Sérgio Felipe de Oliveira – Pontes da Consciência Divina – A Origem cósmica da vida, o DNA, o Reencarne e a Glândula Pineal – vídeo Youtube – https://youtu.be/ezrzJB_xfrM
Trigueirinho | A Coragem para assumir Novos Passos – vídeo Youtube – https://youtu.be/gynyMj2EA0I
Trigueirinho – Abertura ao Novo – áudio https://www.irdin.org.br/site/produtos/abertura-ao-novo/
Trigueirinho | Nossos Planos de Consciência – vídeo Youtube – https://youtu.be/hHgMTeGIIU0
Dicionário Online de Português – https://www.dicio.com.br/consciencia/