Jornada de superação e realização

Desde criança, aprendemos pelo lado negativo. Cuidado, não caia. Não toque aí. Não derrube o leite, e uma infinidade de Não…Não…Não.

Quando adultos, seguimos o mesmo padrão negativo de afirmações. Quantas vezes dizemos, “Eu não quero mais comer doces”, “Eu não quero engordar”, “Não quero mais fumar”, “Não posso perder essa oportunidade”.

No momento em que você diz “não quero”, “não posso”, seu cérebro não faz a imagem do “Não”, porque é uma palavra abstrata, então, seu corpo e mente entendem: comer doces, engordar, perder essa oportunidade.

Como mudar para alcançar o que você quer?

Pense, por exemplo, “se eu não quero engordar, o que eu quero no lugar?”  Com a resposta a esta pergunta, você especifica para seu cérebro e mente o que você quer alcançar. Quanto mais específico você for, melhor. Seu cérebro e mente o guiarão para o alcance de seu objetivo.

Avalie, o que de verdade, você quer alcançar? Especifique claramente e depois responda às questões propostas abaixo.

Como você está em seu momento atual de vida?  Quais são seus desafios atuais?
    • Saúde e disposição?
    • Desenvolvimento intelectual?
    • Equilíbrio emocional?
    • Realização e propósito?
    • Recursos financeiros?
    • Contribuição social?
    • Família?
    • Amorosidade?
    • Vida social?
    • Criatividade, hobbies e felicidade?
    • Plenitude e felicidade?
    • Espiritualidade?

Identifique, o que você pensa, sente, fala, faz e acredita sobre o que você quer melhorar. Avalie-se em cada item. O quanto você está satisfeito em cada área da sua vida?

Quais são seus pensamentos e palavras, quando menciona o que quer superar em si mesmo? O que você fala consigo mesmo, quando quer mudar um comportamento indesejado? Como é a sua autoimagem desejada?

Após uma cuidadosa avaliação de si mesmo, escreva um plano que tenha consistência e que você possa alcançar. Coloque uma data possível, com mês e ano.

Conscientize-se de seus pensamentos e palavras e mude-as, caso necessário, para ajudar na sua superação e realização.

Na sua meta de realização, identifique o que você vai falar para si mesmo. Qual a sua nova autoimagem? Adote a crença de que você pode, você consegue e merece o melhor.

Com seu plano detalhado, descubra o que fazer para executá-lo, para entrar em ação. Descubra novas maneiras de cuidar de seu mundo interno negativo. Coloque em ação novos comportamentos para que virem hábitos.

O segredo para sua transformação? 

É mudar o foco do que você era para o que você quer se tornar. Acredite, os resultados virão. Comprometa-se consigo mesmo e vá em frente!

Mude seu modo de pensar e transforme sua vida!

 

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br

 

Referências:

Al Konigsfeld – Mudando para melhor

PNL – Programação Neurolinguística – Mudança de história pessoal

Professional & Self Coaching – PSC – Roda da Vida – Avaliação de Satisfação – apostila de curso do IBC.

Prof. Silvio Medeiros – Aula 5 – Storytelling: a importância de contar histórias – curso Travessia – Brasil Paralelo – 2023

 



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site