Seus relacionamentos são tóxicos?

Um grande problema que encontramos nas pessoas já exauridas de tanto sofrer, com relacionamentos tóxicos, é a falta de limites. São pessoas que “amam demais”, se doam demais e iludem-se achando que isso é amor, mas não é. Como não é amor? Você pode ficar irada com essa afirmação, mas, infelizmente, trata-se de um mal muito grave que leva o nome de codependência.

A codependência é uma síndrome emocional, com sintomas de raiva, ansiedade, tristeza, angústia, culpa, frustrações, etc.., O codependente tem a necessidade imperiosa de controlar pessoas, eventos e circunstâncias, para não enfrentar sua própria dor, seu vazio interno e angústia. O codependente assume a responsabilidade de cuidar de outros seres adultos, de salvá-los e ajudá-los, mesmo que o preço dessas escolhas sejam muito altos. Trata-se, portanto, de uma “doença” emocional. Uma das características do codependente é que ele não sabe colocar limites e acaba facilitando, consequentemente, a continuidade de um relacionamento tóxico, cheio de problemas e com falta de respeito mútuo. Ele acredita que vai conseguir mudar o comportamento do outro. Muita pretensão e ilusão. Ninguém muda ninguém. O outro vai mudar no seu tempo e quando ele resolver mudar.

Quando se tem a informação de que o problema não é das outras pessoas, mas sim seu, o codependente fica muito bravo e confuso. Ele realmente acredita que o problema é do outro, pois é o outro ou a situação problemática que o faz se sentir tão mal. Essa dificuldade é até natural, levando-se em conta a cultura codependente predominante em nossa educação e sociedade: família, escolas, igrejas, trabalho, etc… Com isso, acreditamos que devemos suportar e conviver com relações tóxicas, mesmo trazendo sérias consequências emocionais e comportamentais, que nos levam à baixa autoestima e à falta de energia vital, causando-nos sérios transtornos à saúde em geral.

Perguntas que um codependente não sabe responder: “o que você gosta?”; “o que você quer pra você?”; “qual o seu objetivo de vida”? O codependente vive desconectado de si mesmo, não mantém relação afetiva consigo mesmo e muitas vezes não consegue colocar em palavras o que sente. Como vai saber colocar limites? Afinal, o que são limites?

Limites são regras a serem seguidas. É deixar claro até onde os outros podem ir sem prejudicar sua vida. É impor o respeito ao seu espaço em casa, no trabalho; é ter claro o que é certo e o que é errado e fazer prevalecer o certo. Colocar limites é fazer predominar a sanidade nos relacionamentos; o bem-estar dos que fazem parte de sua vida. Colocar limites é fazer escolhas que lhe proporcionem elevar sua autoestima, seu bem-estar e seu equilíbrio emocional. É não permitir que os comportamentos e sentimentos de outras pessoas façam parte de sua vida, que você se sinta responsável por eles. É expressar sua decisão de que o outro não pode usá-lo, magoá-lo ou tomar o que é seu. E é através dos relacionamentos que podemos demonstrar nossa recuperação. Recuperação é fazer com que nossos relacionamentos funcionem de uma forma saudável, sem autodestruição, com enfrentamento dos problemas, com negociações das diferenças, com perdão, comunicação aberta, respeito, tolerância, paciência e fé em um Poder Superior. Só por hoje, aprenda mais sobre codependência e estabeleça limites para uma vida mais saudável. Muita luz, paz e amor!

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site