11 Passos para Reprogramar Crenças

Não existe uma fórmula mágica para resolver todos os seus problemas e, sim, um processo  para reprogramação de seu sistema de crenças.

Tudo em que você acredita se torna realidade para você. Onde você coloca sua fé, seu foco e seu poder pessoal? Estes são seus maiores desafios, pois quando uma energia que pode lhe trazer alegria, não é bem administrada,  poderá causar sofrimento, escassez e doença.

O seu sistema de crenças está sempre no comando de sua vida: se você é uma pessoa que vive reclamando, lamentando, focando em situações ruins, falando mal dos outros e cultivando pensamentos negativos, com certeza,  atrairá toda energia negativa em sua vida hoje.  Quando você coloca toda  sua atenção em questões que não lhe trazem nada de bom em sua vida você diminui sua motivação, sua força, sua fé,  sua coragem e sua energia. Tudo isso demonstra que seu sistema de crenças está programado para focar apenas no negativo, em coisas que certamente você não quer.

Então, você acha que repetindo esse padrão negativo, por tantos anos, uma fórmula mágica vai conseguir desprogramar seu sistema de crenças viciado?  Com absoluta certeza, não!

Para desprogramar um sistema de crenças, é necessário ter o conhecimento e se autoperceber em seus processos internos, com determinação e foco. Permitir-se olhar, internamente, sem medo, a raiva, a angústia, o desespero e a maldade.  Todos temos conteúdos negativos de forma inconsciente a serem trabalhados e transmutados em energias saudáveis, positivas. No mundo das relações, esses conteúdos vêm à tona. Não adianta reprimí-los, é necessário enfrentá-los.

Pare de se colocar como o coitadinho – ninguém é vítima.
Enfrente as situações não resolvidas em sua vida e assuma a responsabilidade em repará-las.  Tudo que lhe acontece é para seu bem, para que aprenda algo e o supere.

Não existe culpa – saia disso!
Não é culpa sua e nem de ninguém. Na inconsciência, somos cegos para poder enxergar o processo interno e tomar decisões precisas. Você atrai para sua vida toda energia cultivada, é a lei de ação e reação. Diga sim ao seu passado, dê a sua concordância a todas experiências vividas. Quando você muda seu modo de ver as coisas, sua percepção muda e tudo muda. 

Errar e acertar são aspectos humanos!
Aprenda com os erros passados e coloque o foco para não repeti-los em seu presente. Seu futuro depende do presente. Deixe para trás o que já foi. O que aconteceu não muda, mas você pode mudar o que sente em relação aos fatos passados.

Pratique o perdão
Nas experiências passadas, você fez e deu o seu melhor, dentro de suas crenças e naquilo em que acreditava ser o melhor.  Hoje, você tem uma nova visão sobre suas experiências, mas na época não. Então, perdoe-se e perdoe as pessoas envolvidas.

A dualidade está presente 
Para poder acertar, você pratica ações que podem ter como resultado os erros, mesmo sem agravantes; é desta forma, que pode fazer novas escolhas, com base ao que passou. 

Se você sofre é porque não aprendeu ainda
A dor faz parte da vida, mas o sofrimento é optativo.  Quando você aprende com os erros do passado acessa um novo nível de consciência, com isso o aprendizado está completo. Não vai mais repetir em suas experiências, mas quando sofre é porque ainda não aprendeu com as lições que você atraiu.

Aja – não reaja
A reação é um programa emocional repetitivo. Pare de reagir, automaticamente. Procure estar em estado de presença, presente em seu corpo; sinta sua respiração e apenas observe o estado emocional limitante. Não se identifique com ele; deixe-o ir.

Não negue
Preste atenção nos pensamentos que estão reproduzindo o estado limitante. Observe-os, fique atento. Observe as emoções que você sente e as sensações físicas. Que imagens vêm do passado? Talvez surjam imagens de quando você ainda era criança e reagia da mesma forma. Essa forma de reproduzir estados limitantes vem de crenças antigas, ainda não percebidas, não desprogramadas.

Extraia o aprendizado
Use a inteligência, a razão, para não cair na repetição do mesmo padrão emocional. Seja qual for a crença, coloque-se em estado de observador; torne-se consciente de tudo que está ocorrendo com, você. Retire o aprendizado e esteja no comando de sua mente.

Deixe de se  preocupar com os outros
O que os outros pensam é problema deles e não seu. Quem está vivenciado a experiência é você. Só você tem a responsabilidade de assumir o seu poder interno e dar a solução adequada. Ocupe-e com você.

Desapegue-se do sofrimento

O sofrimento não traz benefícios. Viva sua vida com a perspectiva do aprendizado para sua evolução. Errou, e daí? Todos erram. A vida é um jogo de experiências, de relacionamentos que nos conduzem ao aprendizado. Basta você mudar crenças que estão limitando seu progresso para crenças que fortalecem sua caminhada. Você é livre para escolher a dor, o sofrimento, ou o aprendizado para ser melhor e mais pleno.

 

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br