10 emoções positivas

Todas as emoções, se não forem tratadas, têm a tendência de se intensificarem e tornarem as coisas mais desagradáveis. Conheça o significado positivo que cada uma das principais emoções básicas procura lhe transmitir. De acordo com Anthony Robbins, existem sinais, em cada emoção primária, que transmitem mensagens para as pessoas agirem, mas que a maioria evita senti-las.

DESCONFORTO

O tédio, impaciência, apreensão, aflição ou um embaraço suave estão querendo mostrar-lhe que algo não está muito correto. A maneira como você percebe a realidade, ou suas ações não estão gerando os resultados desejados.

Solução:  decida o que você quer. Melhore suas ações. Experimente uma nova maneira de perceber a situação.

MEDO

Preocupação, apreensão, ansiedade, pavor e terror têm um propósito e uma mensagem simples. Há necessidade de se preparar para algo que vai acontecer.

Solução: analise em que áreas sente medo. Avalie o que deve fazer, para se preparar mentalmente. Planeje as ações que deve tomar para lidar melhor com a situação. Enfrente o medo e tome a decisão de ter fé.

MÁGOA

Senso de perda, uma expectativa não atendida, quando não se é correspondido. A reação das pessoas magoadas é descarregar nos outros.

Solução: compreenda que você pode ter uma falsa percepção da realidade e a pessoa não tem consciência de suas ações em sua vida. Conscientize-se de que, na verdade, não houve nenhuma perda. Reavalie a situação. Seja assertivo e converse com a pessoa sobre seu senso de perda. Esclareça o que realmente aconteceu. Procure resolver a mágoa para que não se transforme em raiva.

RAIVA

Desde uma ligeira irritação, ressentimento até fúria. Um padrão importante, para você, foi violado por alguém ou por você mesmo.

Solução: compreenda que você pode ter interpretado, equivocadamente, a situação. Algo que é importante, para você, pode não ser para o outro. Interrompa a raiva e se questione sobre o que pode aprender com a situação. Mude seu procedimento, esclareça, assertivamente, suas reais necessidades.

FRUSTRAÇÃO

Bloqueios na vida, esforços sem resultados podem levar à frustração. Mude estratégias para alcançar o objetivo.

Solução: compreenda que a frustração é sua amiga. Procure novas formas de obter o que deseja. Busque informações, orientações e motive-se para aprender a controlar esse desafio.

DESAPONTAMENTO

É um sentimento devastador de ter sido deixado de lado; de que você vai perder algo para sempre. É tempo de mudar suas expectativas para adequá-las à realidade e agir para alcançar um novo objetivo.

Solução: determine-se a aprender com a situação para ajudá-lo, no futuro, a alcançar o que deseja. Especifique um novo objetivo, algo motivador, e que proporcione um progresso imediato. Compreenda que há tempo adequado para alcançar um objetivo. Desenvolva mais paciência. Reavalie o que você quer e desenvolva um novo plano para alcançar os resultados. Cultive uma atitude de expectativa positiva.

CULPA

Arrependimento e remorso. Você violou um dos seus padrões elevados. A culpa é uma poderosa alavanca para muitas pessoas mudarem um comportamento.

Solução: reconheça que você violou um padrão importante para você. Comprometa-se em não repetir o comportamento no futuro. Esteja disposto a respeitar seus padrões e se fortaleça mental e emocionalmente. Solucione a culpa e siga adiante.

INADEQUAÇÃO

É um sentimento de desmerecimento que ocorre quando não conseguimos fazer algo de nossa responsabilidade. Desenvolva a habilidade necessária para realizar a tarefa. Busque informação, compreensão, estratégias, ferramentas e confiança.

Solução: questione se realmente você é inadequado nesta situação e encontre um novo meio de executar melhor algo. Sempre que se sentir inadequado, busque melhorar. Não existem pessoas perfeitas e você não precisa ser perfeito. Encontre alguém eficaz para se orientar e obtenha treinamento dele. Encare o problema como temporário.

SOBRECARGA OU SUFOCO

Pesar, depressão e desamparo. Você precisa reavaliar o que é mais importante, para você, nesta situação. O sentimento de estar sobrecarregado ou sufocado traz perturbações e destrói mais as vidas das pessoas.

Solução: decida o que é mais importante para você focalizar em cada momento. Escreva tudo que é importante para você. Faça uma lista das prioridades. Comece pela prioridade número um e aja até finalizá-la. Focalize o que pode controlar, quando se sentir sufocado. Você tem o poder de mudar isso e de lidar num passo de cada vez.

SOLIDÃO

Quando nos sentimos sozinhos, apartados ou separados dos outros. Você precisa fazer uma conexão saudável com as pessoas.

Solução: compreenda que você pode se conectar com as pessoas, imediatamente, para eliminar a solidão. Identifique que tipo de conexão você necessita. Identifique quais são suas reais necessidades. Entre em ação para fazer acontecer. Estabeleça uma conexão com alguém.

Cuide de suas emoções, aprenda com suas mensagens e entre em ação.

Anete L. Blefari
[email protected]
www.sermelhorepleno.com.br

Referência:  ROBBINS, Anthony – Desperte o Gigante Interior – 12ª. Edição – Editora Record



Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Site

Recomendamos o Estúdio - SP - Criação de Sites

Recomendamos o Estúdio - SP - Desenvolvimento de Site