Cuide bem de você em seus três aspectos

Vivemos para o corpo, para a mente e para a alma. Qualquer problema no corpo físico vai influenciar nossa mente, através de pensamentos, emoções e sentimentos. Qualquer problema de ordem espiritual vai influenciar a mente e pode atingir o corpo físico. Os três aspectos são interligados e se influenciam mutuamente.

Com que você alimenta seu corpo?

Você ingere uma alimentação saudável? Livre de toxinas? Lembre-se de que os alimentos são a base para um corpo sadio. Toma água o suficiente?  Está praticando alguma atividade física: caminhada, artes marciais, musculação, o que?  Como o corpo possui músculos, estes devem ser treinados, através de uma atividade física. A higiene diária e correta mantém o bem-estar corporal. Os cuidados com o corpo vão além da estética. Mantendo o corpo saudável, promovemos nosso bem-estar e saúde. O corpo é o instrumento sagrado para as realizações de nossos propósitos de vida.

E a mente?

Você se alimenta de pensamentos, emoções e sentimentos tóxicos? Tudo que pensamos gera uma energia. Com que tipo de energia você está alimentando a mente, através de filmes, músicas, novelas, jogos eletrônicos, etc? Quando a mente está saturada de energias tóxicas gera desarmonia interna. Com a repetição, gera-se um padrão tóxico. O padrão tóxico estabelecido pode gerar transtornos e doenças mentais e físicas. Descubra qual o seu padrão de frequência constante. Você vive com medo, raiva, angústia, culpas, ansiedade?  Todas essas emoções tóxicas impactam na saúde geral, física, emocional e espiritual. Você busca se autoconhecer? Está trabalhando a si mesmo para se libertar das negatividades? Está exercitando seu poder interno para ter uma mente forte e poderosa?

E o Espiritual?

Somos seres espirituais tendo experiências e aprendendo nesta grande escola chamada Terra. As lições fortes nos ajudam a evoluir. Através do mundo externo: pessoas, acontecimentos, eventos e experiências, temos condições para expandir nossa consciência, caso estejamos atentos ao trabalho interior. Que virtudes você possui? Está trabalhando a si mesmo para desenvolvê-las? As virtudes humanas são: autoconfiança, determinação, fé, esperança, coragem, disciplina, organização, empatia, entusiasmo, flexibilidade, etc…Vamos destacar, aqui, a autoconfiança e a fé.

Autoconfiança – é o resultado de uma boa autoestima. Para desenvolvê-la, é fundamental enfrentar os próprios medos: de não ser bom o suficiente; de não ser aceito; as inseguranças, timidez, perfeccionismo, etc. Coloque em um papel tudo que você pensa sobre si mesmo: suas virtudes e defeitos. Aposto que os defeitos serão os mais fáceis de colocar e em maior quantidade. Quando você tende a pensar e valorizar mais os seus defeitos, isso implica em falta de confiança, portanto, continuará com uma baixa autoestima. Destaque seus pontos fortes. No que você é bom de verdade? O que os outros elogiam que você faz bem? Olhe-se sob uma nova perspectiva, seja amoroso com você, potencialize suas qualidades. Dessa forma, você se valoriza mais, ganha confiança, sente-se seguro e, consequentemente, aumenta sua autoestima.

– é um sentimento total de crença, confiança em algo ou alguém. Onde não há espaço para a dúvida, mesmo diante das adversidades. Em casos de problemas físicos ou emocionais, quem tem fé acredita que algo vai mudar e melhorar.

E, então? Vamos melhorar nossa saúde com práticas saudáveis, nos três aspectos, para promover uma saúde integral?

 

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

No Comments

Post A Comment