Bem-estar Holístico

Mente e coração representando o céu e a terra – interconectados.
O que é Holístico:

Holístico vem de Holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. Este termo está relacionado com o holismo, conceito criado por Jan Christiaan Smuts, em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um “todo” que é maior do que a soma das suas partes”.  (Cfme Dicionário Significados – https://www.significados.com.br/)

Ao longo dos séculos, fomos desconectando nossa mente do nosso coração. Com isso, muitas pessoas não sabem nem reconhecer o que estão sentindo. Continuam suas rotinas de forma automática, reproduzindo padrões emocionais, sem mesmo perceber o que estão fazendo. Os resultados, muitas vezes negativos,  vão se acumulando e manifestando-se no corpo, em forma de sintomas e doenças. A grande maioria das pessoas cuida de seus bens materiais, de seus carros e não cuida de sua saúde e bem-estar emocional. Essas pessoas não despertaram, ainda, para a importância de se autoconhecer e exercer o próprio poder para mudar sua vida.

Muitas pessoas não conseguem ultrapassar as barreiras das frustrações, fracassos, dores, perdas, ressentimentos, mágoas, ou qualquer outro tipo de problema.  A repetição de pensamentos negativos e emoções negativas, de forma frequente, causa o disparo do hormônio do estresse, chamado de catecolamina. De acordo com estudo científico, esse hormônio do estresse provoca dependência física e psíquica nas pessoas.

Quando ficamos tristes, preocupados, com medo de errar, de perder, consumimos muita energia que causa estresse e enfraquece todo o nosso sistema. Com essa repetição frequente, bloqueamos nossa energia, que resulta em confusão mental. Os bloqueadores são conteúdos do passado, que fazem parte da mente inconsciente.

Quais as causas dos bloqueadores?

Traumas, condicionamentos, abusos físicos e psicológicos, erros pedagógicos; crenças limitadoras do sucesso e valores estruturados pela sociedade, não condizentes com nossa essência.

Algumas pessoas são capazes de transformar grandes tragédias em aprendizados, seguir adiante e ter sucesso.  Qual é o segredo dessas pessoas? O segredo está em suas crenças e valores. Cada um de nós possui crenças e valores que formaram nossa personalidade. E, desta forma, vamos nos desconectando de nossas emoções. Mente e coração desintegrados.

Como mudar atitudes que bloqueiam nossa energia?

 Primeira etapa:  autopercepção dos pensamentos, palavras e emoções. Identifique o padrão que está repetindo. Padrão da autocomiseração (o coitadinho, a vítima); o padrão da escassez, do mendigo, do manipulador, do herói, etc…

Segunda etapa: determine-se a corrigir esse padrão. Se perceber que sempre se coloca na mentalidade da vitima, corrija dizendo a si mesmo que não é vítima e assuma a responsabilidade do que lhe couber.

Terceira etapa: saiba exatamente o que quer para si e coloque foco nesse processo. Seja flexível. Analise os resultados e, se necessário, mude as estratégias para obter o resultado que deseja.

Quarta etapa:  perdoe as outras pessoas e se perdoe também. Integre mente e coração. Com a energia do coração, do amor, podemos nos perdoar e perdoar os outros.

Quinta etapa:  mude. Que a força para mudar sua vida seja maior que o medo de mudar. Integre, em si, todas as partes para ter congruência em suas experiências e viver o seu propósito de vida.

Muitas vezes, o medo da mudança é maior do que a força para mudar.

Eliana Sicsú

A Psicoterapia Holística percebe a pessoa como um todo: físico, mental, emocional e espiritual e busca realizar a integração do conjunto, de todas as partes.  Faz análise dos sintomas e doenças, de acordo com a Metafísica da Saúde, para compreender os padrões criados, que estabeleceram o problema. Consequentemente, a pessoa consegue mudá-los, instalando novos padrões de pensamento e vivendo mais feliz.

A visão holística englobando todos os aspectos do ser humano, promove equilíbrio e bem-estar.

 

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

 

No Comments

Post A Comment