Estresse sob a perspectiva da Metafísica da Saúde

“A voz do ego altera constantemente o estado natural de bem-estar do corpo. Quase todo corpo humano está submetido a uma grande pressão e estresse, não porque ele esteja ameaçado por algum fator externo, mas pela ação da sua mente”.

Eckhart Tolle

Segundo a Metafísica da Saúde, volume 4, autores Valcapelli & Gasparetto, a causa do estresse é “sentir-se desprovido de recursos interiores diante dos desafios existenciais.”

O estresse tem dois lados, o bom e o ruim, Ele é bom quando se trata de executar um trabalho importante, com a sensação de euforia para ser bem-sucedido. E é ruim quando é causado pelos fracassos e humilhações.

Efeitos do estresse sobre a saúde

– Depressão e ansiedade:  desequilíbrio hormonal e desgaste energético.

– Problemas de pele e queda de cabelo:  acne ou eczema; dermatite atópica ou a psoríase pioram com o estresse.  Pode haver queda excessiva de cabelo.

– Problemas menstruais: menstruações dolorosas até irregularidades do ciclo menstrual. Em casos mais graves, a menstruação pode desaparecer.

– Problemas digestivos: a digestão pode ficar mais lenta, desregula o trânsito intestinal e pode aparecer úlceras estomacais, porque aumenta a produção dos ácidos digestivos.

– Problemas de sono: os problemas de insônia causam um desgaste extra, pois o cansaço de uma noite mal dormida afeta o desempenho durante o dia.

– Problemas arteriais e cardíacos: hipertensão e doenças coronárias.

– Problemas de peso: indução a comer compulsivamente.

O que é necessário fazer para diminuir o estresse?

-Aprender a controlar os impulsos

– Ser mais assertivo

– Aprender a acessar os recursos internos para superar os desafios da vida

– Desenvolver recursos de enfrentamento para adquirir equilíbrio emocional

– Aprender a superar os desafios, prontamente, e descobrir os meios favoráveis aos bons resultados.

– Aprender a ter uma visão positiva das situações conflitantes para acessar novas perspectivas e possibilidades.

– É necessário fortalecer-se interiormente, aumentar a confiança em si mesmo, ser criativo e ousado. Acreditar nos bons resultados.

– Busque ajuda externa: faça psicoterapia, coaching, cursos de capacitação, etc… para aumentar a segurança.

Quanto mais preparado você estiver, mais seguro vai se sentir, com isso melhorará o desempenho, diminuirá as dificuldades, que minimizam o nível do estresse, e terá uma mente mais positiva e focada para alcançar bons resultados.

 

Anete L. Blefari
anete@sermelhorepleno.com.br
www.sermelhorepleno.com.br

 

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